terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REITOR DO SEMINÁRIO EM RETIRO


Durante esta semana, Pe. Ivanildo Oliveira, participa do retiro anual do clero da Diocese de Imperatriz. Depois que retornou de Roma, este é o primeiro retiro que o padre faz em sua diocese. Rezemos por ele e por todos os padres da Diocese de Imperatriz que estão nesse retiro.


MISSA NO SEMINÁRIO É PRESIDIDA PELO PROFESSOR DE MORAL PE. HÉLIO BARBOSA


Durante esses dias de ausência do nosso reitor, Pe. Hélio Barbosa, professor de Moral do IESMA e reitor do Seminário da Diocese de Coroatá. Como também concidiu o retiro do clero da Diocese de Viana, os seminaristas das três dioceses (Imperatriz, Carolina e Viana), estão participando juntos da celebração da Santa Missa. Nossos agradecimentos ao Pe. Hélio pela sua disponibilidade.




 

                         RETIRO DOS PRESBÍTEROS 



Teve inicio na noite de segunda feira, dia 27, o retiro dos padres da diocese. O pregador é o bispo da diocese de Montenebro, Dom Paulo de Conto. 

Fonte: Blog da Diocese de Imperatriz

Correio Popular entrevista Padre Felinto, o homem da Matriz

Em uma dessas tardes de diversão em frente à igreja ele acabou esquecendo de um casamento.Redação
“Me lembro que o saudoso Dom Marcelino, que era bispo de Carolina, pediu que eu viesse celebrar a missa aqui no dia primeiro de janeiro (1979) juntamente com o Frei Defendente. Eu não sabia que iria trabalhar em Santa Teresa. Cheguei aqui na missa de 6h30 da manhã. Ele (Defendente) entrou, se paramentou junto comigo e quando chegou no altar ele disse: ‘de agora em diante eu quero apresentar pra vocês o novo pároco de Santa Teresa, e eu tô indo embora’. Ele já tinha preparado a mala, que estava em cima de um jipe velho que ele tinha, e me deixou sozinho no altar. Eu era muito jovem, fiquei com as pernas e mãos tremendo e não sabia nem como prosseguir a missa”.
A cena relatada acima foi lembrada por Felinto Elísio Correia, 57 anos, o padre Felinto, na semana passada, quando reassumiu a igreja matriz de Santa Teresa D´Ávila recebendo-a do companheiro de batina Raimundo Nonato. Pouco tempo depois da estreia embaraçosa, o jovem padre, que na época tinha 25 anos, além de tocar o sino, abrir a igreja e cuidar das comunidades rurais, coordenava e atuava no grupo de teatro da paróquia e ainda jogava bola com os jovens.
Em uma dessas tardes de diversão em frente à igreja ele acabou esquecendo de um casamento. “Em frente à igreja tinha uma quadra de Voleibol, tínhamos um grupo grande, que inclusive disputava campeonatos com as cidades vizinhas, e treinávamos aqui diariamente. Eu abria a igreja, tocava o sino, fazia tudo, por que ainda não tinha sacristão. O jogo estava tão bom que eu esqueci um casamento. Estava apenas de calção, jogando, quando alguém gritou: ‘olha, a noiva está chegando para o casamento’. Tinha tanta gente de terno na igreja e eu passei correndo entre as pessoas, sujo, suado, todo mundo sorriu. Hoje não acontece mais isso”. (risos)
Ordenado a padre no dia 24 de dezembro de 1978, em Carolina, onde nasceu, Felinto tinha apenas sete dias como sacerdote quando assumiu a matriz de Santa Teresa. Em 1980 deixou Imperatriz para continuar os estudos em Teologia, na Alemanha, onde teve a oportunidade de trabalhar na igreja de Joseph Alois Ratzinger, na época bispo, hoje o Papa Bento XVI. Em 1981 retornou à Imperatriz assumindo novamente a igreja de Santa Teresa D´Ávila.
Começo
A decisão de seguir a vida sacerdotal foi tomada assim que concluiu o Ensino Médio, segundo grau de antigamente. Parte da educação foi recebida na Escola Técnica Federal de Goiânia, mas concluída em Carolina. “Voltei para Carolina porque minha família em Goiânia era muito comprometida por ser contra a ditadura militar, era perseguida, eu era de menor e voltei para Carolina. Na adolescência participava de grupos de jovens, fazia trabalhos sociais, como a arrecadação de alimentos, e sempre gostei de dividir com os outros, acho que isso foi o berço da minha vocação. Fui descobrindo que a vida tinha sentido no serviço aos outros”.
Não foi apenas decidir ser padre e começar a carreira. Vieram muitas duvidas e obstáculos, a começar pela falta de apoio da própria família. A princípio apenas a mãe de Felinto concordou. “Meu pai se colocou contra, ele queria que eu fosse qualquer coisa, menos padre. Cheguei a ir a Belém estudar Engenharia Eletrônica, mas terminei fazendo filosofia em Fortaleza. Depois que me tornei padre, meu pai foi a pessoa que mais me incentivou”.
Mudanças
A vida na Alemanha também não foi fácil. “Morei na Alemanha no tempo da Guerra Fria, não existia ainda a comunidade européia. A Alemanha era - e ainda é - uma grande potência, mas ainda era dividida. Convivi com o muro de Berlim, com uma cultura diferente. Tive que me adaptar aos costumes e à própria língua. Foi uma tarefa difícil. Para os contatos, eram os Correios. Em Carolina não tinha nem telefone. Até que eu avisasse a minha família que tinha chegado bem na Alemanha, foi mais de um mês de angustia”, relembra.
Em 1982, quando assumiu novamente a matriz, partiu para João Lisboa. Na pequena cidade o principal desafio foi viajar de moto ou jipe pelas estradas precárias, entre um povoado e outro, visitando as comunidades rurais. Felinto teve passagem apenas como padre ajudante na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Nova Imperatriz. Na catedral de Fátima foi onde ele ficou por mais tempo, 21 anos. O ultimo trabalho antes da volta à igreja que o recebeu como o primeiro pároco diocesano foi no bairro Bacuri, na paróquia Cristo Salvador. Foram seis anos. Hoje
“O maior obstáculo na vida de um padre hoje é o mundo secularizado, onde as pessoas têm muitas opções de vida. Colocar a proposta do evangelho como a proposta que é capaz de trazer a felicidade, a vida plena, é muito difícil. Creio que o grande desafio é o mundo secular. Na época em que comecei, algo que o padre dizia era um critério de verdade. Hoje a imagem é bem diferente, o que não anula a missão da gente. É o desafio de uma voz que clama no deserto”.
O homem que funciona com apenas 68% do coração devido a um infarto sofrido há dois anos e uma aneurisma na aorta, diz que uma das alegrias em voltar ao local onde tudo começou é poder reencontrar pais, mães, avôs e avós que há 34 anos eram os jovens que participavam das reuniões, faziam teatro e jogavam bola em frente à matriz.
Por Hemerson Pinto

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VEJAM ALGUMAS FOTOS DA ABERTURA DA CF 2012
Arquidiocese de São Luís


















RETIRO DO CLERO


Inicia nesta segunda feira, dia 27 as 18h00 no Centro de Treinamento Anajás, o retiro para os presbíteros da diocese de Imperatriz.
O pregador do retiro será o bispo da diocese de Montenegro, Rio Grande Sul, Dom Paulo Conto.
Tempo de oração, recolhimento e graça. Que nossos padres sejam muito abençoados e se abasteçam com o DOM de Deus.
A conclusão do retiro será na quinta feira, dia 01 de março à noite.

Fonte: Blog da Diocese de Imperatriz

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ABERTURA DA CF 2012 NA DIOCESE DE IMPERATRIZ

Neste I Domingo da Quaresma, dia 26 de fevereiro, a Diocese de Imperatriz fez a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". A abertura foi realizada nas diversas micro-regiões da diocese.

Algumas fotos do blog (dioceseitz.blogspot.com):

Micro-região Imperatriz/Centro


Micro-região Imperatriz/Leste

Abertura da CF 2012 e do Ano Jubilar dos 400 anos de Evangelização do Maranhão

Do blog da Pastoral da Comunicação do Santuário de São José de Ribamar:

CF 2012 e 400 anos de Evangelização


A tarde deste 25 de fevereiro foi de muita alegria para toda Arquidiocese de São Luís do Maranhão. No ginásio Castelinho,o povo de Deus maranhense celebrou a abertura do ano Jubilar dos 400 anos da chegada do Evangelho ao Estado.


Uma bonita celebração foi preparada para comemorar o Jubileu e também para a abertura da Campanha da Fraternidade, com o Tema Fraternidade e Saúde Pública e o Lema Que a saúde se difunda sobre a Terra, que este ano clama por uma saúde pública mais digna para todo cidadão.



Na ocasião, o arcebispo Dom Belisário anunciou alguns eventos previstos para este ano do 4º centenário, dentre eles, a criação da Pastoral de Teatro em São Luís; a celebração de acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e celebrações em Ação de Graças ao Jubileu na Igreja da Sé e no Santuário de São José de Ribamar, em setembro.




www.pascomsjr.blogspot.com

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ABERTURA DA CF-2012
DIOCESE DE IMPERATRIZ

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA


Em entrevista concedida nesta manhã, na casa episcopal, Dom Gilberto e a Equipe de coordenação fizeram o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012. 
A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”.
Objetivos específicos.
a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a pratica de hábitos de vida saudável;
b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração ma comunidade;
c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;
e) Desertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.
A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
Com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.

Fonte: Blog da Diocese de Imperatriz

MENSAGEM DE BENTO XVI PARA A CF/2012


MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
AO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA
DOS BISPOS DO BRASIL POR OCASIÃO
DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012

Ao Venerado Irmão
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB


Fraternas saudações em Cristo Senhor!

De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema «que a saúde se difunda sobre a terra» (cf. Eclo 38, 8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.
Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois «que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mt 16, 26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino salus e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: «Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo» (Mt 4, 23).
Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: «pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 25, 36). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d’Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus torna fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2 de maio de 2010).
Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando ­ pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida ­ para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento. E, para confirmar a todos estes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.
Vaticano, 11 de fevereiro de 2012.

PAPA BENTO XVI


© Copyright 2012 - Libreria Editrice Vaticana

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PAPA BENTO XVI NOMEIA NOVO ARCEBISPO 
DE TERESINA - PI

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 22, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho como novo Arcebispo Metropolitano de Teresina. Dom Jacinto que era, desde 1998, bispo Crateús, nasceu no dia 16 de junho de 1947, em Bacabal, no estado do Maranhão e foi ordenado sacerdote no dia 15 de janeiro de 1972. Como sacerdote, foi reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís do Maranhão, de 1995 a 1998, e professore de Práticas Sacramentais no mesmo seminário. 

Texto: Canção Nova

Dom Jacinto foi reitor, de alguns padres da Diocese de Imperatriz, como por exemplo dos padres: Moisés Dias, Elisvaldo Cardoso, Joariston Guedes e Ivanildo Oliveira (atual reitor do Seminário Bom Pastor). Nossas felicitações a Dom Jancito Furtado e ao Povo de Deus da Arquidiocese de Teresina pelo seu novo pastor! Deus seja Louvodo!!!
NOTÍCIAS DA DIOCESE DE IMPERATRIZ

Dom Gilberto Pastana - Coletiva de imprensa sobre CF-2012

Na diocese de Imperatriz a Campanha da Fraternidade - CF será lançada no domingo, 22. O anuncio foi feito agora a pouco pelo bispo diocesano dom Gilberto Pastana. Acompanhado do assessor diocesano da CF padre Antonio José, pelo coordenador diocesano Eduardo Camberiba, e por membros da equipe responsável pela divulgação da Campanha nas paróquias e comunidades ele explicou as celebrações no domingo acontecem por micro - regiões (uma espécie de núcleos que reúne paróquias mais próximas) da diocese. Dom Gilberto presidirá a celebração de lançamento da CF na paróquia de Cristo Salvador às 18Hs00, do domingo.

Texto: Josafá Ramalho – Jornal da Diocese

DOM GILBERTO PRESIDIU MISSA DE ENCERRAMENTO DE ENCONTRO RCC

Na tarde de ontem, terça-feira de carnaval, no SESI -Imperatriz, Dom Gilberto - bispo de Imperatriz, presidiu missa de encerramento do maior encontro da RCC do Sul da Maranhão, o Festival Minha Vida tem Sentido, esta celebração foi concelebrada por padre da Diocese de Imperatriz.





 

 
MISSA DE CINZAS NO SEMINÁRIO BOM PASTOR

Pe. Ivanildo Oliveira, reitor do seminário, presidiu nesta manhã a Missa das Cinzas que abre um novo tempo para a Igreja, o Tempo da Quaresma.
A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A quaresma vai a até a páscoa quando o Senhor ressucita.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.