sábado, 22 de dezembro de 2012

PARABÉNS PE. IVANILDO!

Hoje, dia 22 de dezembro, Pe. Ivanildo completa 11 anos de ordenação presbiteral. Queremos render graças a Deus nosso Pai, pela vocação do reitor deste Seminário Diocesano e rogar a Jesus Cristo que sempre abençoe sua vida. Parabéns!!!

Foto da primeira missa presidida pelo Pe. Ivanildo na comunidade de São José do Egito

Foto da Missa de Ação de graças pelo ano de 2012

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU IESMA 2012

Ontem, sexta-feira dia 21 de dezembro, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA, aconteceu a solenidade de colação de grau dos formados em Filosofia e Teologia do Seminário Bom Pastor - Diocese de Imperatriz e Diocese de Carolina. Os formados em Filosofia são: Lucyano Nascimento - Diocese de Carolina; Moisés Bispo - Diocese de Imperatriz; Sandro Lima - Diocese de Imperatriz; Donizete Quaresma - Diocese de Imperatriz; Jafélix de Souza - Diocese de Imperatriz. Os formados em Teologia são: Laersio Silva -
Diocese de Imperatriz e Pe. Ivanildo Oliveira - Reitor deste Seminário. Deus seja louvado pela vida e vocação de todos!














 

COMISSÃO ESPECIAL PARA OS BISPOS EMÉRITOS


logocnbb2012
A Presidência da CNBB criou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos. Esta é a terceira comissão especial da Conferência, uma vez que já conta com uma para acompanhar a realização da Missão Continental e outra para a Amazônia. Segundo o documento oficial de criação, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos terá como atribuições: "acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos eméritos;atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses".
Veja a íntegra do documento que cria, oficialmente, a Comissão Especial.

Brasília/DF, 19 de dezembro de 2012
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, no exercício de suas atribuições e nos termos do Art. 49,k do Estatuto Canônico da CNBB, nomeia a COMISSÃO ESPECIAL PARA OS BISPOS EMÉRITOS constituída pelos seguintes membros:
Bispos:
Dom Geraldo Cardeal Magela Agnelo – Presidente
Dom Albano Cavalin
Dom Lelis Lara, C.S.s.R
Dom Angélico Sandalo Bernardino
Dom Augusto Alves da Rocha
Dom Esmeraldo de Farias
Secretário:
Pe. Valdecir Ferreira
Ligada à Presidência da CNBB, a Comissão terá como atribuições: acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos e os bispos eméritos; atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses.
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida (SP)
Presidente da CNBB

José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis (MA)
Vice-Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB

VIRTUDES HEROICAS DE PAULO VI SÃO RECONHECIDAS PELO VATICO

Papa_Paulo_VI_2012O papa Bento XVI autorizou, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os Decretos concernentes a numerosos novos Santos, entre os quais, Antônio Primaldo e companheiros, mais de 800, assassinados por ódio à fé durante o assédio turco de Otranto – sul da Itália – em 1480; concernentes também a 40 novos Beatos, entre os quais muitos mártires durante a guerra civil espanhola; e também concernentes a 10 novos Veneráveis, entre os quais o Papa Paulo VI, de quem foram reconhecidas as virtudes heroicas.
O papa Paulo VI ficou à frente da Igreja Católica por 15 anos, entre os anos de 1963 e 1978. Um decreto assinado pelo Sumo Sacerdote tornou Paulo VI “venerável”, primeiro dos três passos que levam à canonização.
Giovanni Battista Enrico Antônio Maria Montini, nome de batismo de Paulo VI, nasceu em 1897, na cidade de Concésio, na Itália. Ele foi responsável por dar continuidade ao Concílio do Vaticano II, após o falecimento do papa João XXIII.
Paulo VI é lembrado pelas viagens que fez ao redor do mundo — visitou Jerusalém, Índia, Colômbia, Uganda, entre outros países — e por sua busca por um diálogo sem precedentes com outras nações e religiões.
“Paulo VI teve um papel muito importante para a Igreja. Foi um dos primeiros a viajar para fora da Itália e entendeu a necessidade de mudanças para que a Igreja voltasse a atrair os mais pobres e necessitados”, atesta dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).
Milagre
A principal causa defendida para a beatificação é a cura de um feto diagnosticado com problemas cerebrais irreversíveis na Califórnia, Estados Unidos. Aconselhada a abortar, a mãe escolheu manter a gravidez e rezar para Paulo VI. Saudável, o menino completou 16 anos.
A beatificação inclui Paulo VI em uma longa lista papas que tiveram um ato reconhecido pelo Vaticano como milagre. A canonização, ou cerimônia que torna um venerável santo, é atribuída após o reconhecimento de ao menos dois milagres. Em maio de 2011, o papa João Paulo II foi beatificado em tempo recorde numa cerimônia que reuniu cerca de 1 milhão de pessoas na Praça São Pedro. Junto com João XXII e Pio IX, ele faz parte do grupo de três papas beatificados desde os anos 2000.

Fonte: site cnbb

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANO DE 2012

Pe. Ivanildo presidiu nesta ultima sexta-feita a Santa Missa de ação de graças pelo ano de 2012 que forá concluido com louvor no Seminário Bom Pastor. Participaram da celebração todos os familiares presentes dos formados do IESMA 2012.












MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS FORMANDOS DO IESMA 2012


Na ultima quinta-feira, dia 20 de dezembro, Dom José Carlos - bispo auxiliar de São Luís presidiu a Santa Missa de ação de graças pelos formandos do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA dos cursos de Teologia e Filosofia. A celebração aconteceu na Igreja Matriz N. Sra. dos Remédios. Concelebrou a Santa Missa Dom Valdeci – bispo da Diocese de Viana, bem como Pe. Ivanildo Oliveira – reitor do Seminário Bom Pastor, formadores e diversos padres. 

















FAMILIARES DOS SEMINARISTAS FORMANDOS PARTICIPAM DA PROGRAMAÇÃO DE FINAL DO ANO NO SEMINÁRIO BOM PASTOR



No ultimo domingo, as famílias dos seminaristas Luciano, Sandro, Moisés, Donizete, Jafélix e Laersio, chegaram a capital do Estado para participarem das solenidades de formatura do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA. Deus seja louvado por este momento de fraternidade e alegria entre as nossas famílias.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SEMINARISTA LAERSIO MACHADO DEFENDE HOJE SUA TESE



Roguemos a Deus nosso Pai pela vida e vocação do seminarista do 4º ano de Teologia, Laersio Machado que defenderá sua tese monográfica hoje no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Tecnologia ajuda igreja a organizar caravana para Jornada da Juventude
Grupo de Imperatriz utiliza redes sociais para participar do evento.
Espaço também ajuda na evangelização.

A igreja católica também se integra às redes sociais na internet em imperatriz. Tudo por causa da Jornada Mundial da Juventude, que vai ser realizada no Brasil no ano que vem. De imperatriz deve seguir para o Rio de Janeiro, local do encontro, uma caravana formada por mais de cinco mil pessoas. E a igreja católica buscou ajuda nas redes de relacionamento na internet para organizar a participação no evento (confira a matéria completa no vídeo http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/12/tecnologia-ajuda-igreja-organizar-caravana-para-jornada-da-juventude.html).
Na mesa de trabalho livros, religiosos, revistas e um indispensável tablet. O novo instrumento de trabalho mudou até o formato da bíblia. Ela continua completa, com os mesmos textos, mas agora está em um aplicativo, de forma escrita e até
falada.
“Utilizando uma rede social eu convidei várias pessoas para a celebração e rapidamente elas responderam. Depois eu verifiquei se elas estariam presentes e vi que muitos deles vieram, mesmo tendo chovido bastante neste dia”, disse o bispo da cidade, Dom Gilberto Pastana, que precisou criar dois perfis para comportar tantos convites.
A tecnologia também ajudou a organizar o que deve participar da jornada, em 2013. “A internet está sendo esse meio de divulgação para as pessoas sobre a jornada e também serve para evangelização.
 
Fonte: Site G1.com/ maranhão

NOVO ARCEBISPO DE MANAUS É NOMEADO PELO PAPA

Dom_Luiz_Soares_Vieira_Emerito_2012O papa Bento XVI aceitou na manhã de hoje, 12 de dezembro, a renuncia por motivo de idade (75 anos) do arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e nomeou em seu lugar o bispo prelado de Tefé (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani.
Dom Luiz Soares Vieira, entre outras atividades, foi bispo de Macapá (AP), vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), presidente e vice do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), delegado na Conferência de Santo Domingo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011.
Seu lema episcopal era: “Servir não ser servido”.



dom_sergio_castriani_cen2010
Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP). Sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo e ordenado bispo prelado de Tefé, em 1998.
Dom Castriani estudou Filosofia na faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.
Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011).

Fonte: site CNBB