quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2º DIA DE RETIRO - SEMINARISTA JAFÉLIX



O padre diocesano é convidado a viver a espiritualidade do próprio Cristo Bom Pastor, portanto, ele deve ser aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Para que isso aconteça é necessário que o padre, seja uma pessoa totalmente desprendida. Isso significa dizer que o mesmo não pode viver apegado a si mesmo e muito menos as coisas supérfluas, que venham impedi-lo de agir como Cristo agiu na humanidade.
Jesus Cristo passou pelo mundo fazendo somente o bem, isso é irrevogável. Desse modo, Ele é modelo para todo cristão e, sobretudo, para o presbítero que tem a missão de pastorear suas ovelhas com amor fraterno, carinho e sem hipocrisia.
O padre é por excelência um homem da caridade, e esta que derivam atitudes de esperança. No mundo do relativismo, da modernidade e, da violência que parece prevalecer sobre o bem, o presbítero deve ser porta voz de uma mensagem de coragem e de esperança paras todas as pessoas que vivem como o sal que perdeu o sabor e só serve para ser jogado fora e pisado pelos homens. Parece fantasia, mas essa é a realidade que se encontram muitas pessoas, sem sabor, sem um sentido na vida, isso devido os mercenários que estão na nossa sociedade como poder executivo, nas igrejas, poder legislativo e poder judiciário e etc.
 A cada dia que se passa neste retiro, não podemos negar que ser padre requer esforço para seguir os passos de Jesus de Nazaré, por isso, devemos estar conscientes da nossa vocação e se dedicar totalmente ao nosso ideal e principalmente ser um homem de oração sempre, pois o sacerdote deve proclamar ao mundo a mensagem eterna de Cristo, na sua pureza e radicalidade.



Jafélix de Souza Lima
Diocese de Imperatriz
1º ano de Teologia

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PARABÉNS PE. EDUARDO CARDIM

Padre Carlos Eduardo - Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Amarante

Os nossos parabéns ao padre Carlos Eduardo que hoje dia 28 celebra a graça de mais um ano de vida.
Que Deus lhe  conceda a graça das graças que é de não desistir nunca da sua caminhada evangelizadora. E que Maria nossa Mãe te cubra com seu manto de amor e te guie sempre pelos caminhos de Jesus. Feliz Aniversário!

SEMINARISTA DE IMPERATRIZ MINISTRA AULA MAGNA DO IESMA

  O seminarista da Diocese de Imperatriz Laersio Machado, ministrou hoje, a Aula Magna ou a Primeira Aula do ano letivo de 2013. Pelos nossos registros é a primeira vez que um seminarista ministra tal honrada aula que em anos anteriores eram ministradas por bispos ou padres doutores. O tema geral foi sobre a participação dos bispos do Maranhão no Concílio Vaticano II, que forá o tema de sua tese de conclusão de curso de Teologia. Com grande alegria nós do Seminário Bom Pastor (Dioceses de Imperatriz e Carolina) participamos desse momento que foi coordenado pelo diretor geral do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão Pe. Abraão Marques. Ao final da aula Dom Enemésio - bispo da Diocese de Balsas parabenizou o Sem. Laersio dizendo que o assunto seria de grande pertinência ser apresentado na Assembleia do Regional NE5 por ocasião do Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI e pelas festividades dos 400 anos da chegado do Evangelho no Maranhão.










SANTA MISSA DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2013

 Hoje dia 28 de Janeiro, dia em que a Igreja lembra de Santo Tomás de Aquino, foi celebrada no Auditório do Instituto de Estudo Superiores do Maranhão - IESMA a Santa Missa de abertura do Ano Letivo 2013. A Santa Celebração teve como presidente o diretor acadêmico e financeiro Frei Luís Leitão, concelebrada por Dom Enemésio - Bispo da Diocese de Balsas, pelos reitores dos seminários diocesanos e religiosos. Em sua homilia Frei Leitão sublinhou a grande importância de Santo Tomás para a vida da Igreja, afirmando sua total doação a Jesus como para a sua Esposa que é a Igreja.


















SEMINARISTAS CHEGAM EM SÃO LUÍS


Após a conclusão do Retiro Espiritual de abertura do ano de 2013, os seminaristas que formam a Comunidade do Bom Pastor chegam a São Luís do Maranhão para mais um ano letivo e formativo. A turma 2013 é composta por: Jhonata (2º ano de Filosofia); Jorge Rodrigues (2º ano de Filosofia); Donizete Quaresma (1º ano de Teologia); Jafélix de Souza (1º ano de Teologia); Luciano Nascimento (1º ano de Teologia); Moisés Bispo (1º ano de Teologia); Sandro Lima (1º ano de Teologia) e André Fárias (3º ano de Teologia). Reitor do Seminário Bom Pastor - Pe. Ivanildo Oliveira.