quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bispos tratam de Associação de Famílias

dompetrini19062013Dom João Carlos Petrini (foto), bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB apresentou proposta de criação de associações de família em todo o País, no começo da tarde desta quarta-feira, 19 de junho.

Documento da Comissão Episcopal, disponibilizado por dom Petrini, mostra que “a Associação de Famílias surge para responder ao apelo do bem aventurado Papa João Paulo II na ‘Exortação Apostólica Familiaris Consortio’, renovado pelo Papa Bento XVI e motivado pelo Pontifício Conselho para a Família, de se formar em todas as cidades organismos que possibilitem com quem a família tenha recursos para atuar como sujeito social, assumindo seu papel de família cidadã”.
Dom Wilson Tadeu Jonck, arcebispo de Florianópolis (SC) e presidente do regional Sul 4 fez intervenção logo depois da exposição de dom Petrini e reforçou a iniciativa: “valorizar a família é um caminho fundamental e tudo o que fizermos para isso é de grande importância”. Além dele, outros bispos participaram do debate como Dom Antonino Migliori, bispo de Coxim (MS) e presidente do regional Oeste 1; e Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE).

Fonte: Site CNBB

São José inserido nas Orações Eucarísticas do Missal Romano

São José - ícone 4A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por meio de um de um decreto emitido no dia 1º de maio passado, inseriu São José no texto das Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano. “Pelo seu lugar singular na economia da salvação como pai de Jesus, São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente à missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo”, afirma o texto.

“Na Igreja Católica os fiéis, de modo ininterrupto, manifestaram sempre uma especial devoção a São José honrando solenemente a memória do Esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja; de tal modo que o Beato João XXIII, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, decretou que no antiquíssimo Cânone Romano fosse acrescentado o seu nome. O Sumo Pontífice Bento XVI acolheu e quis aprovar tal iniciativa manifestando-o várias vezes, e que agora o Sumo Pontífice Francisco confirmou, considerando a plena comunhão dos Santos que, tendo sido peregrinos conosco neste mundo, nos conduzem a Cristo e nos unem a Ele”, explica o decreto.
A partir de agora, no texto das Orações Eucarísticas II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano, o nome de São José deve ser colocado depois do nome da Bem-aventurada Virgem Maria como se segue: na Oração Eucarística II: “ut cum beata Dei Genetrice Virgine Maria, beato Ioseph, eius Sponso, beatis Apostolis”, Na Oração Eucarística III: “cum beatissima Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum beatis Apostolis”; na Oração Eucarística IV: “cum beata Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum Apostolis”.
Para os textos redigidos em língua latina utilizam-se as formulas agora apresentadas como típicas. A Congregação fará a tradução nas línguas ocidentais mais difundidas; para as outras línguas a tradução devera ser preparada, segundo as normas do Direito, pelas respectivas Conferências Episcopais e confirmadas pela Sé Apostólica.

Fonte: Site CNBB

ALGUMAS FOTOS DE DOM JOSÉ CARLOS - BISPO ELEITO DE CARAGUATATUVA, SP














Saudação ao novo bispo de Caraguatatuba


logocnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu, com fraterna alegria, na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, um comunicado da Nunciatura Apostólica trazendo a notícia de que o Papa Francisco nomeou dom José Carlos Chacorowski como novo bispo de Caraguatatuba (SP), transferindo-o do ofício de Auxiliar na Arquidiocese de São Luís (MA).
Dom Chacorowski foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI em 22 de dezembro de 2010, depois de ter percorrido, como padre, um itinerário significativo como missionário. Em São Luís, também esteve presente e engajado na realização de missões populares, em 2011, para animar a evangelização de uma Igreja Particular que, como ele próprio disse na ocasião, tem uma bela caminhada: “São 399 anos de história já percorridos com o Evangelho nas mãos”.
Desejamos que o pastoreio de dom Chacorowski em Caraguatatuba tenha o mesmo vigor missionário, lembrando o que nos orientaram as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil: “trata-se, portanto, de suscitar, em cada batizado e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária, sem a qual os discípulos missionários não contribuirão efetivamente para o novo que haverá de surgir na história” (DGAE, 31).
Rezamos por dom Chacorowski e pelo povo da diocese de Caraguatatuba, para que Pastor e rebanho tenham tempos de muito fruto na caminhada do anúncio do Reino de Deus.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Papa Francisco nomeia bispos para Caraguatatuba (SP) e Almenara (MG)

Bispos19062013Na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Santo Padre, Papa Francisco, nomeou dom José Carlos Chacorowski (foto à esq.) como bispo da diocese de Caraguatatuba (SP), transferindo-o do ofício de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA). Também foi nomeado o Monsenhor José Carlos Brandão Cabral (foto à dir.) como bispo da diocese de Almenara (MG).
Dom Chacorowski nasceu em Curitiba, em 1956. Recebeu a ordenação presbiteral em 1980. Atuou no campo da formação na Diocese de Palmas (PR), e em seguida trabalhou na missão Ad Gentes no Zaire, hoje República Democrática do Congo, entre 1982 e 1987. De volta ao Brasil, trabalhou na equipe da Pastoral Rodoviária por quase 10 anos. Foi também diretor provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba (1996 - 2005). Foi pároco na diocese de Paranaguá (PR) entre 2005 e 2009, e diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, entre 2009 e 2010. Em dezembro de 2010, foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo titular de “Case Nere” e auxiliar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
O Monsenhor José Carlos Brandão Cabral é natural de Queiroz (SP), e está com 50 anos de idade. Iniciou sua formação religiosa em 1977, na fraternidade dos Frades Capuchinhos, mas em 1989 passou a fazer a caminhada dos estudos na diocese de Limeira (SP), onde recebeu a ordenação presbiteral em 1993. Trabalhou em diversas paróquias desta diocese, e colaborou com a cúria diocesana nas funções de vigário episcopal e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Atualmente, era o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Americana (SP) e chanceler da cúria. A nomeação para a diocese de Almenara foi realizada pelo Papa Francisco após o pedido de renúncia de dom Hugo Maria Van Steekelenburg, por motivo de idade.

Fonte: site CNBB

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Prefeito da Congregação para o Clero escreve aos seminaristas


O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, escreveu uma Carta aos Seminaristas por ocasião da Jornada de Santificação Sacerdotal que será celebrada na próxima sexta-feira, 7 de junho, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
A Jornada de Santificação Sacerdotal é celebrada todos os anos nas dioceses do mundo inteiro, desde 1995, na sexta-feira sucessiva à solenidade de Corpus Christi.
Dirigindo-se aos seminaristas, o cardeal se diz feliz em enviar-lhes esta carta, a fim de que eles "se sintam envolvidos e recordados nesta significativa ocasião".
Convidando-os a meditarem sobre a realidade originária da divina vocação, o Cardeal Piacenza cita o Papa Francisco, que destaca a concretude do amor que devem praticar aqueles que são Sacerdotes de Cristo e da Igreja: "Isto vo-lo peço: sede pastores com o ‘cheiro das ovelhas’" (Papa Francisco na homilia de sua
primeira Missa Crismal, 28 de março de 2013). Diante dessa sugestiva imagem, prossegue Dom Piacenza, o Sucessor de Pedro nos convida a ter um amor forte e concreto pelo Povo de Deus.
O cardeal recorda ainda que, para o discípulo, caminhar com Cristo significa sustentar com alegria espiritual o peso da cruz sacerdotal. “Escutemos novamente o ensinamento do Santo Padre sobre isso: ‘Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos’" (Homilia na Santa Missa com os Cardeais, 14 de março de 2013).
Em cada época, continua o Cardeal Piacenza, "Cristo chamou e chama alguns homens para segui-Lo mais de perto, participando com eles de Seu sacerdócio. Segundo o Prefeito da Congregação para o Clero, isso implica que, em cada período da história da Igreja, Cristo tem tecido um diálogo vocacional com fiéis que Ele escolheu para que fossem Seus representantes no seio do Povo de Deus. Dom Piacenza, recordou ainda que os padres são mediadores entre o Céu e a terra, particularmente através da
celebração litúrgica e sacramental. “De fato, pode-se dizer que a liturgia nos abre o Céu sobre a terra”, disse.
Nessa perspectiva, o Prefeito da Congregação para o Clero observa que os seminaristas"são chamados com a ordenação – sem nenhum mérito – a serem mediadores entre Deus e o povo, e a tornar possível o encontro salvífico mediante a celebração dos divinos mistérios".
A oração e vocação sacerdotal
Referindo-se à dimensão orante da vocação sacerdotal, afirma que esta recorda, ainda, outros aspectos de grande importância.
Primeiramente, destaca ele, "o fato de que as vocações são obtidas não principalmente por meio de uma estratégia pastoral, mas, sobretudo, rezando. Foi o que nos ensinou Jesus: ‘A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe’ (Lc 10,2)".
Ao primado da oração, observa Cardeal Piacenza, se soma também, na condição de canal de tal graça divina, a ação de sã, motivada e entusiasmada pastoral vocacional por parte da Igreja.
A propósito da colaboração eclesial à obra de dar pastores ao Povo de Deus e Corpo Místico de Cristo, o cardeal enfatiza que é oportuno recordar alguns aspectos que devem caracterizá-la: "a estima pelas vocações sacerdotais, o testemunho de vida dos Sacerdotes, a obra específica dos formadores no seminário".
Deus também chama por meio de outros padres
Nesse sentido, o cardeal destaca que as vocações são muito favorecidas, como é notável, pelo exemplo e pelo cuidado que os sacerdotes oferecem a elas.
"Um Sacerdote exemplar dificilmente não suscitará nas mentes dos jovens a pergunta: não serei eu também chamado a uma vida assim bela e feliz? Exatamente desse modo os sacerdotes são canais através dos quais Deus faz ressoar o divino chamado no
coração daqueles que ele escolheu!"
Destacando o importante papel dos formadores dos Seminários, lembra os dois princípios que devem guiar a avaliação da vocação: a cordial acolhida e a correta severidade.
A esse propósito, faz uma observação: "A Igreja certamente precisa de sacerdotes, mas não de qualquer tipo de sacerdote!"
"O amor que acolhe deve, portanto, ser acompanhado da verdade que julga com clareza se, para um determinado candidato, aparecem ou não os sinais da vocação e os componentes humanos necessários para uma resposta confiável a ela. A urgência pastoral da Igreja não pode induzir a uma pressa em conferir o ministério."
O Prefeito da Congregação para o Clero conclui sua Carta aos Seminaristas confiando "à intercessão de Maria Santíssima e de São José o dom da fidelidade e da perseverança no divino chamado que, por pura graça, nos foi concedido", e recorda que o
nome do amor no tempo é "fidelidade".

BISPOS DO REGIONAL NORDESTE V

XVII ASSEMBLÉIA REGIONAL DE PASTORAL
CNBB - NORDESTE V
03 a 06 de junho de 2013
Santa Inês - MA

1. Dom Franco Cuter - Diocese de Grajaú
2. Dom Sebastião Duarte - Diocese de Viana
3. Dom José do Egito - Diocese de Carolina
4. Dom Armando - Diocese de Bacabal - Secretário do Regional
5. Dom Valdeci Mendes - Diocese de Brejo
6. Dom José Carlos - Arquidiocese de São Luis
7. Dom Vilsom Bassos - Diocese de Caxias
8. Dom Enemésio - Diocese de Balsas
9. Dom Sebastião Bandeira - Diocese de Coroatá e Vice-Presidene do Regional
10. Dom José Belisário - Arquidiocese de São Luis
11. Dom Gilberto Pastana - Diocese de Imperatriz e Presidente do Regional
12. Dom Elio Rama - Diocese de Pinheiro
13. Dom Carlo Ellena - Diocese de Zé Doca

Regional NE5 da CNBB realiza 17º Assembleia Regional de Pastoral


Teve inicio na noite desta segunda-feira dia 03 a 17ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB-MA. O evento teve inicio com a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio, onde estavam reunidos todos os bispos e delegados representantes das 12 dioceses do Maranhão.

As atividades estão acontecendo no Sítio dos Padres, em Santa Inês, Diocese de Viana. Dom Gilberto Pastana, presidente do Regional NE5 da CNBB destacou no inicio da assembleia que “é preciso dar continuidade a Assembleia passada, realizada em Caxias, onde fora aprovado o Plano Regional de Pastoral. Salientou que é necessário ajustar, rever, e perceber os desafios deste plano.” Afirmou o mesmo.

Pe. Nadir Luis, coordenador das atividades deste primeiro dia, ressaltou que um dos objetivos principais da 17ª Assembleia Regional é avaliar a caminhada a partir do confronto entre o plano de pastoral do regional e os planos diocesanos.

Na manhã do dia 04 foram feitos trabalhos em grupo para complementações a síntese da avaliação das prioridades regionais feita pelas dioceses e a tarde foram apresentadas experiências pastorais realizadas nas dioceses de Balsas, Bacabal, Brejo, Coroatá, Carolina, Viana e pela Pastoral da Criança do regional.

Em seguida Pe. Francisco de Assis Wlock, Subsecretario de Pastoral da CNBB, fez uma análise da conjuntura eclesial, acentuando a importância da Igreja ir ate as pessoas e as comunidades, conscientizando-as para serem protagonistas do próprio caminho e a assumirem com maior entusiasmo a sua fe e seu compromisso. O assessor retomou Paulo VI que afirma que “evangelizar e atingir e modificar aquilo que não combina com o projeto de Deus”, para dizer que não podemos perder de vista o nosso ponto de chegada, as nossas metas.Por Eanes Silva – Pascom Regional

Corpus Christi - Cidade de Açailândia

A celebração de Corpus Christi em Açailandia, como já acontece a vários anos, foi realizada conjuntamente com a participação dos padres e fiéis das 4 (quatro) paróquias da cidade: São Francisco de Assis, São João Batista, São Sebastião e Santa Luzia do Pequiá. A programação começou logo pela manhã com missa nas 4 paróquias ocorrida simultaneamente às 6hrs e 30min. A partir da 15hrs na Paróquia São João iniciou a adoração eucarística que foi conduzida pelo Pe. Eliezer Paiva. Às 16hrs e 30min deu-se início a procissão que percorreu as ruas do bairro do Jacu e do centro da cidade até a Paróquia São Francisco de Assis. Uma multidão de fiés das 4 (quatro) paroquias participou, sendo que no percurso da procissão teve 4 (quatro) paradas que teve como responsaveis:
1ª Parada: RCC da cidade e bênção do Santíssimo dada pelo Pe. Cícero Marcelino
2ª Parada: Pastorais Sociais e movimentos ligados à Igreja e bênção do Santíssimo dada pelo Padre Dario Bossi
3ª Parada: ECVC da cidade e bênção do Santíssimo dada pelo Padre Domingos Gonçalves
4ª Parada: Pastoral da Juventude e bênção do Santíssimo dada pelo Frei Carlos OFMcap
Ao término da procissão aconteceu a missa solene do Corpo de Deus realizada no pátio externo da Igreja São Francisco que foi presidida pelo Padre Eliezer Paiva e concelebrada pelos padres Domingos (São João), Cícero Marcelino (São João), Dario Bossi e Angel Garcia (Santa Luzia) Frei Carlos e Frei Silvio (São Francisco). Uma multidão de aproximadamente 2 mil pessoas particiou da festa do Corpus de Deus em nossa cidade de Açailandia.