quarta-feira, 9 de julho de 2014

Papa nomeia dom Giovanni Crippa bispo da diocese de Estância

O papa Francisco nomeou hoje, 9, dom Giovanni Crippa como bispo da vacante diocese de Estância (SE), transferindo-o da sede titular de “Accia” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Salvador (BA).
 Dom Giovanni Crippa é natural de Milão, Itália. Em 1981, emitiu os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado padre no dia 14 de setembro de 1985. Na Itália, dom Giovanni foi animador missionário e vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da equipe de coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata. É bacharel em Teologia, mestre e doutor em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em 2001 chegou ao Brasil, na arquidiocese de Feira de Santana (BA), onde atuou como vigário paroquial, pároco, diretor espiritual, professor, membro do Conselho Presbiteral, conselheiro provincial de sua congregação e conselheiro espiritual das equipes de Nossa Senhora.
Em 21 de março de 2012, o papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador. Em maio do mesmo ano, recebeu a ordenação episcopal. Em setembro do ano passado, foi nomeado pelo papa Francisco administrador apostólico de Estância.

sexta-feira, 4 de julho de 2014


Seminaristas do Nordeste participam de formação missionária

Desde o dia 30 de junho, cerca de 98 seminaristas pertencentes aos cinco regionais do Nordeste participam da 6ª Formação Missionária para Seminaristas (Formise), que se encerra hoje, 4, em Aracaju (SE). O encontro aborda o tema "A formação missionária dos seminaristas: desafios e perspectivas" e lema "Não tenhais medo!" (Mt 14, 27).

O Formise visa fortalecer o ardor missionário dos seminaristas do Nordeste em busca de uma Igreja cada vez mais em saída.
Além dos seminaristas que representam os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, bispos e sacerdotes também participam do evento.
A missa de abertura do encontro foi presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, dom Luís Gonzaga Pepeu, e concelebrada pelo bispo de Alagoinhas (BA), dom Paulo Romeu.

Fonte: Site CNBB