sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FESTA DE SANTA TERESA D'AVILA
DIOCESE DE IMPERATRIZ
DIA 15 DE OUTUBRO DE 2012


MARCADA A ORDENAÇÃO DOS DIÁCONOS

 A Santa Missa de ordenação acontecerá no dia 23 de novembro, na Catedral Nossa Senhora de Fátima - Diocese de Imperatriz


SANTA MISSA NO BOM PASTOR


Dia 21 de setembro, festa de São Mateus, o Seminário Bom Pastor, esteve em festa porque os seminaristas André Farias e Laersio Machado que deram um posso a mais no seu caminho vocional. O bispo diocesano de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, presidiu a Santa Missa, na qual instituiu leitor o seminarista do segundo ano de teologia André, e admitiu como candidato as ordens sacras o seminarista do quarto ano de teologia Laersio. Estiveram presentes nessa celebração os padres: Ribamar - reitor do Seminário de Brejo; Hélio - reitor do Seminário de Coroatá; Roney - Pároco da paróquia onde o seminarista Laersio faz sua pastoral; João Neto - Vigário de São Sebastião, diocese de Carolina e Ivanildo Oliveira - reitor do Seminário Bom Pastor. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



















DOM JACINTO BRITO ESCLARECE MATÉRIA PUBLICADA NO SITE FOLHA DE SÃO PAULO

DomJacintoFurtadoDeBritoSobrinhoO arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, repudiou a publicação de uma matéria no site da Folha de São Paulo em que foram utilizadas, sem o seu conhecimento e sem a sua autorização, palavras “pinçadas” de uma longa entrevista concedida exclusivamente à Revista Cidade Verde.  De um contexto de 22 perguntas com longas e aprofundadas respostas, o jornalista, levianamente, extraiu de maneira sensacionalista expressões que repercutiriam de forma pejorativa e negativamente com relação à postura do arcebispo para com a Igreja Católica.
Assim, para tirar qualquer dúvida, dom Jacinto reafirma a doutrina comum da Igreja: “O Papa é infalível, quando: ex cathedra – fala de fé e moral. O Magistério Ordinário do Romano Pontífice é para ser sempre acolhido e seus ensinamentos postos em prática”.
Quanto ao Celibato, declara e afirma: “O celibato é um dom do Espírito à Igreja de Cristo, que sempre será recebido por muitos homens e mulheres. A respeito da disciplina do celibato relacionada à admissão ao sacerdócio, repeti a prática da Igreja: ela nem sempre existiu como norma. O Oriente Cristão mantém a prática de padres casados e celibatários. Recentemente, o papa Bento XVI permitiu que padres anglicanos, ordenados padres católicos, continuassem com suas famílias. Em suma, o Papa pode mudar essa disciplina, quando achar conveniente, mas o dom do celibato será sempre uma riqueza para a Igreja de Cristo e sinal do Reino futuro”.
É fundamental ressaltar que em ambos os casos, dom Jacinto apenas ilustrou as suas respostas com exemplos que não são afirmativas suas, mas relatos de situações vivenciadas hoje na Igreja.
Ainda na matéria, o jornalista faz afirmações falsas, declarando que o arcebispo de Teresina era ligado à Teologia da Libertação nos anos 80. “Não sou teólogo e jamais me filiei a qualquer movimento ligado à Teologia da Libertação. Meu ministério teve sempre a marca da catequese, do zelo pelas vocações sacerdotais e da ênfase na centralidade da Eucaristia”.

Fonte: site CNBB

CONFIRA A REPORTAGEM QUE FOI PUBLICADA NO SITE DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO NO DIA 22 DE SETEMBRO

Novo arcebispo diz que papa não é infalível e que padre deveria casar


SERGIO FONTENELE - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TERESINA


O recém-nomeado arcebispo de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho Recém-nomeado arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, 65, diz que o discurso do papa "não é infalível". E, segundo o religioso, "o fato de que, para ser padre, precisa ser também celibatário, é uma disciplina da Igreja [Católica] que pode mudar".
A opinião se choca com recentes declarações de Bento 16 a sacerdotes reformistas que desejam tanto a ordenação de mulheres como o fim da proibição do casamento de religiosos. O papa se refere ao celibato como "imprescindível" e, a essa ala contrária, como "desobediente".
Renato Bezerra - 7.set.12/Divulgação
O recém-nomeado arcebispo de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
"O papa não é infalível quando fala tudo. A Igreja tem a convicção de que ele é infalível quando fala de fé e moral", afirma dom Jacinto.
Para ele, a mudança de opinião em relação ao celibato é alimentada por vários segmentos da Igreja. "Isso é um desejo de muitos bispos."
"O espírito vai soprar na Igreja, e o papa tomará uma decisão oficial, conjunta, de dar as duas alternativas para o Ocidente", diz, sobre a opção de ser ou não celibatário.
O arcebispo lembra que há padres casados na Igreja. "No Oriente cristão católico há padres casados. Isso não é estranho. A Igreja sempre teve padres casados."
O arcebispo de Teresina diz que "recentemente o papa Bento 16 acolheu padres que saíram da Igreja Anglicana, com suas famílias, e se tornaram católicos". E afirma que existe espaço para que essa mudança seja aceita.
Ligado à Teologia da Libertação, linha que nos anos 80 ligava o catolicismo ao marxismo, dom Jacinto se considera um religioso que defende uma renovação de ideias.

Fonte: site da Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/poder/1157615-novo-arcebispo-diz-que-papa-nao-e-infalivel-e-que-padre-deveria-casar.shtml)
 
PADRE JOÃO NETO PRESIDE SUA 
PRIMEIRA MISSA 
NO SEMINÁRIO BOM PASTOR


Dois meses depois de sua ordenação presbiteral, Pe. João Neto, da Diocese de Carolina, presidiu na quinta-feira dia 20 de setembro, sua primeira missa no Seminário Bom Pastor. O reitor do Seminário, concelebrou esta Santa Missa. Louvado seja Deus, pela vida e vocação do mais novo padre da Diocese de Carolina. 















sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PRESIDENTE RECEBE CREDENCIAIS 
DO NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL


A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira, 20 de setembro, no Palácio Itamaraty, 18 embaixadores estrangeiros que servirão no Brasil. De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o embaixador ou embaixadora assume oficialmente suas funções no Estado acreditado a partir da entrega de suas cartas credenciais.

A solenidade costuma ser um espetáculo de cores e exemplo de diversidade cultural devido ao uso, por alguns diplomatas, de trajes tradicionais, como fizeram hoje os embaixadores de Mianmar, Zâmbia e Emirados Árabes.

Antes da cerimônia, a presidenta pediu ao Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informações detalhadas sobre cada embaixador e uma síntese sobre a situação política, econômica e social do respectivo país.

Na ocasião, Dilma recebeu as credenciais do Núncio Apostólico no Brasil (nome dado ao embaixador do Vaticano), dom Giovanni d'Aniello; da África do Sul, Mohakama Mbete; de Portugal, Francisco Maria de Sousa Ribeiro Telles; do Paquistão, Nasrullah Khan; da Espanha, Manuel de La Cámara Hermoso; e da Romênia, Diana Anca Radu.

Também foram credenciados os embaixadores da Ucrânia, Rostyslav Volodymyrovytch Tronenko; da Jamaica, Alison Stone Roofe; da Eslováquia, Milan Cigán; da Zâmbia, Cynthia Misozi Jangulo; de Mianmar, Tun Nay Linn; e dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Rashed Sultan Alkayatoub.

Dilma recebeu ainda as credenciais dos embaixadores da Guatemala, Julio Armando Martini Herrera; da Coreia do Sul, Ko Bon-Woo; da Bolívia, Jerjes Justiniano Talavera; de Omã, Khaled Said Salem Al Jaradi; da Áustria, Marianne Feldmann; e da Noruega, Aud Marit Wiig.
 
fonte: site CNBB

 PADRE ZEZINHO CONTINUA INTERNADO
 
Está internado desde a noite desta quarta-feira, 19 de setembro, o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido Pe. Zezinho, cantor, compositor e professor de comunicação. Ele sofreu um isquemia cerebral e está hospitalizado em São José dos Campos (SP).
padrezezinho092012

Em um comunicado divulgado por Paulinas Editora na tarde desta quinta-feira, o Pe. Zezinho está se recuperando bem, mas seguirá internado, para observação, sem previsão de alta.

Aos 71 anos, Pe. Zezinho atua como professor, apresentador de programas para televisão e rádio, além de intensa agenda de shows. Eventos que estavam marcados para o próximo final de semana, em Mossoró e em Natal (RN), foram cancelados.
 
fonte: site CNBB
400 ANOS DE EVANGELHO NO MARANHÃO


Depois de um ano de preparação para os 400 anos de Evangelho no Maranhão, foi realizada no dia 08 de setembro uma solene celebração na cidade de São José de Ribamar - Ma, com a presença de nove bispos das 12 dioceses que formam o regional NE5 - CNBB. Dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do regional da NE5 e Pe. Samuel Nava, estiveram presentes. Nós do seminário Bom Pastor, marcamos presença neste evento festivo.









Hino Oficial JMJ Rio2013 "Esperança do Amanhecer"

 PAPA BENTO XVI 
NOMEIA BISPO DE SANTARÉM - PA


O papa Bento XVI transferiu na manhã de hoje, 19 de setembro, os bispos de Franca (SP) e Abaetetuba (PA), respectivamente, dom Pedro Luiz Stringhini e dom Flávio Giovenale, para as dioceses vacantes de Mogi das Cruzes (SP) e Santarém (PA).

Dom_Flvio_GiovenaleDom Flávio Giovenale nasceu em 1954, em Murello, Itália. Foi ordenado bispo de Abaetetuba em 1997. Foi secretário (1999-2003), vice-presidente (2003-2004) e presidente (2004-2007) do Regional Norte 2 da CNBB. Antes, trabalhou na Pastoral Vocacional no Pará entre 1982 e 1983. Foi Reitor do Seminário Menor em Manaus de 1986 a 1989. Foi Reitor do Seminário Maior em Manaus de 1990 a 1991. Foi Ecônomo da Província de 1992 a 1997. Também foi Procurador Missionário para o Brasil de 1994 a 1997. Dom Flávio sucederá, na diocese de Santarém, dom Esmeraldo Farias Barreto, transferido em dezembro de 2011 para a arquidiocese de Porto Velho (RO).

fonte: site da CNBB

PARABÉNS AO NOSSO PRIOR

No dia 02 de setembro, o prior do Seminário Bom Pastor, Luciano Nascimento celebrou mais um ano de vida. Nossa casa preparou uma festa surpresa no dia 03 de setembro.