quinta-feira, 29 de novembro de 2012

III Encontro Interdiocesano da Igreja do Maranhão discute sobre a Causa Indígena




           O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro na Paróquia de Santa Rita, na cidade de Buriticupu/MA, diocese de Viana com o objetivo de refletir sobre a atuação da Igreja Católica junto aos povos indígenas no Maranhão.

Os participantes do encontro Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Viana e referencial das Pastorais Sociais, Dom Franco Cuter, bispo de Grajaú, Dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do regional nordeste 5, Pe. Carlos Eduardo Cardin da Paróquia de Amarante do MA, Pe. Paulo Ricardo Marques Coordenador Diocesano de Pastoral da diocese de Zé Doca, Ir. Custódia da Silva e Ir. Teresinha Tontini da Pastoral Indigenista da diocese de Grajaú, Irmã Viviane Marie Tourniaine, Ir. Maria de Jesus Araújo e Pe. Vitor de Jesus Nascimento da diocese de Viana, Gilderlan Rodrigues, e Rosimeire Diniz do Cimi e Pe. Claudio Bombieire da Associação Carlo Ubbiali foram recebidos com muita alegria pelo Diácono Olivan e demais pessoas da paróquia que em nome do pároco, Pe. Isaac Goes, acolheram a todos.


O grupo fez a memória do encontro anterior para ver os passos dados. Na memória cada diocese colocou o seu empenho em buscar pessoas sensíveis e abertas à causa indígena e que pudessem contribuir com a missão. Discutiu-se também sobre que tipo de presença queremos ser junto aos povos indígenas no Maranhão e a criação de uma Área Pastoral Indígena, no Regional Nordeste 5.


Houve um momento de partilha sobre o Congresso dos 40 anos do Cimi com o tema “Raiz, Identidade e Missão”; no momento da conjuntura indigenista constatou-se o agravamento da ofensiva das ações contra os direitos dos povos indígenas, entre elas estão a PEC 215 e Portaria 303 da AGU. Pe. Dário Bossi, Comboniano e da Justiça nos trilhos informou sobre a duplicação da ferrovia Carajás e a realização do Seminário Carajás 30 anos previsto para acontecer em 2014. A ideia é articular as ações desse seminário com a com a 5ª Semana Social Maranhense que acontecerá em maio do ano que vem.


          Algumas propostas de ação foram pensadas durante o encontro: realização de momentos formativos nas dioceses com pessoas sensíveis e abertas a causa indígena. O Cimi contribuirá com a formação. Os encontros devem acontecer no primeiro semestre de 2013. Também forma assumidos os compromissos de participar em momentos preparatórios ao Seminário Carajás 30 anos; realização de uma semana teológica no IESMA – Instituto de Ensino Superior do Maranhão – sobre a questão indígena na linha da inter-culturalidade; trabalhar a sensibilização da sociedade para que haja mudança de mentalidade em relação aos indígenas; elaborar a contra informação frente a ofensiva contra os direitos dos povos indígenas; elaborar e enviar uma carta dos bispos do Maranhão para Supremo Tribunal Federal alertando sobre os riscos que a PEC 215 e a Portaria 303 traz para os povos indígenas.


 O próximo encontro do grupo será realizado na Diocese de Viana, no dia 18 e 19/11/2013.
Fonte: Blog Diocese de Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário