terça-feira, 7 de maio de 2013

Bula de Convocação do Concílio Vaticano II é apresentada

Rádio Vaticano


Por ocasião dos cinquenta anos do Concílio Vaticano II, o Arquivo Secreto Vaticano e Scrinum apresentaram nesta terça-feira, na Sala Velha do Sínodo, a Exemplaria Praetiosa V – Humanae Salutis, preciosa edição da Bula de convocação do Concílio Vaticano II conforme o documento original ASC, Instr. Misc. 7934, conservado no Arquivo Secreto Vaticano. Com tiragem limitada e certificada pelo Prefeito do Arquivo Pontifício, é a reprodução perfeita da histórica Bula Papal, assinada pelo Beato João XXIII e firmado por 61 cardeais.

O fascinante e solene documento em pergaminho, escrito com esplêndida caligrafia e com o selo de chumbo do Papa João XXIII, anunciou um evento para toda a história da humanidade.
Através um intenso trabalho de arquivo sobre os trabalhos encontrados, o Prefeito do Arquivo Secreto, Dom Sérgio Pagano, que redigiu um texto histórico-ilustrativo da obra, repassa as complexas fases da primeira elaboração da Bula de convocação, dando conta das sucessivas variações nas muitas notas críticas, incluídos os discursos sobre o texto preparatório do mesmo Beato João XXIII.
O volume com comentado oferece, além do texto, fotografias raras de arquivo, dos momentos relevantes do grande evento conciliar: o anúncio do Papa João XXIII em São Paulo fora-dos-muros em 25 de janeiro de 1959, a leitura pública e solene da Bula de convocação junto à Porto Santa da Basílica de São Pedro na manhã do Natal de 1961, o intenso trabalho da Cúria em preparação ao Concílio e sua inauguração em 11 de outubro de 1962.
Além disto, a publicação também traz o histórico dos Cardeais firmantes da Bula, com os seus perfis biográficos, cada um acompanhado da fotografia e do Brasão.
Cada emissão da Coleção ‘Exemplaria Praetiosa – Arquivos Secretos Vaticanos’ é o resultado de um rigoroso trabalho científico na reprodução de documentos raríssimos de arquivo e de um prolongado estudo conduzido por especialistas em fontes originais. À Scrinum, que tem a exclusividade mundial do Arquivo Secreto Vaticano para a Exemplaria Praetiosa, é confiado importante trabalho realizado pela valorização e divulgação em âmbito internacional desta irrenunciável e extraordinário testemunho da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário