sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Missa em Palmas (TO) marcou instalação do Regional Norte 3 da CNBB

BisposN3

“Uma igreja corajosa, missionária e que sirva melhor”. Foram esses os principais direcionamentos apontados pelo presidente do Regional Norte 3, dom Philip Dickmans, durante missa de instalação em Palmas (TO), no último dia 07. O Regional Norte 3 é o mais novo da CNBB, aprovado pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril na cidade de Aparecida (SP).

A missa de instalação aconteceu no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas (TO). Na homilia, dom Philip, que é bispo da diocese de Miracema do Tocantins, também enfatizou que o novo Regional deve ser "uma igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, pois elas nos levam à missão". Ele relembrou os discursos do Papa Francisco no Brasil e reforçou que o Norte 3 deve viver a "cultura do encontro".
A acolhida aos presentes foi feita pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães. Também participaram da solenidade: dom Giovane Pereira de Melo, da diocese de Tocantinópolis (TO); dom Romualdo Matias Kujawski, da diocese de Porto Nacional (TO); dom Rodolfo Luís Weber, da prelazia de Cristalândia (TO); dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia (GO); dom José Luís Majella Delgado, da diocese de Jataí (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), no ato representando o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Um trecho da ata da 51ª Assembleia Geral foi lido diante dos fiéis. Conforme a ata, a criação do Regional recebeu 264 favoráveis e apenas 03 desfavoráveis. Como uma das justificativas para a criação do regional, os bispos do Tocantins apresentaram à CNBB argumentos sobre as distâncias físicas e pastorais da sub-região Pastoral de Tocantins em relação às capitais Goiânia e Brasília, que muitas vezes inviabiliza a participação da comunidade.

Missão

MissaN3Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do novo regional, o estado do Tocantins sediará em outubro o 1º Congresso Missionário, que ocorrerá na cidade de Guaraí, diocese de Miracema, de 19 a 20 de outubro.
O Regional Norte 3 é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km² e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.
É composto pela arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).
  
Possui 178 paróquias, contando com a presença de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Novas Comunidades e milhares de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Conta ainda com um seminário, que acolhe atualmente cerca 45 estudantes na Filosofia e Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.


Fonte: Site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário