domingo, 15 de setembro de 2013

SEMINARISTAS SE PREPARAM PARA RECEBEREM MINISTÉRIOS

Ontem, 14 de setembro, Festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, os seminaristas estudantes do curso de Teologia participaram da manhã de espiritualidade com o enfoque dos ministérios que lhes serão conferidos pelo nosso bispo diocesano Dom Gilberto Pastana, no próximo dia 24 de setembro. Pe. Ribamar - reitor do Seminário da Diocese de Brejo - foi quem conduziu esta espiritualidade apresentando aos seminaristas a importância e os motivos de receberem os ministérios. 







Vejam os seminaristas que serão instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito:

MINISTÉRIO DE LEITOR

Donizete Quaresma - 1º ano de Teologia - Diocese de Imperatriz

Jafélix de Souza - 1º ano de Teologia - Diocese de Imperatriz

Moisés Bispo - 1º ano de Teologia - Diocese de Imperatriz

Sandro Lima - 1º ano de Teologia - Diocese de Imperatriz

O leitor é instituído para fazer as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho. Pode também propor as intenções da oração dos fiéis e ainda, na falta de salmista, recitar o salmo entre as leituras. Compete ao leitor instituído preparar os fiéis que na Liturgia proclamam as leituras das Sagradas Escrituras, além de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos, tornando-se uma espécie de catequista oficial da Igreja. A Igreja pede aos leitores instituídos neste ministério que acolham a Palavra que anunciam com docilidade, meditando-a com esmero, para dela dar testemunho com o seu modo de viver.


MINISTÉRIO DE ACÓLITO


André Fárias - 3º ano de Teologia - Diocese de Imperatriz
O acólito é instituído para o serviço do altar e para ajudar o sacerdote e o diácono nas ações litúrgicas, principalmente na celebração da Missa. Cabe a ele, como função principal, preparar o altar e os vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, tornando-se assim um Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística. Também é tarefa sua ensinar aqueles que exercem algum ministério nas ações litúrgicas, seja os que levam o livro, a cruz, as velas e o turíbulo, seja os que exercem outras funções semelhantes. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, o acólito pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis.

O seminarista da Diocese de Carolina nas férias pastorais deste ano recebeu do seu bispo diocesano Dom José do Egito os ministérios de Leitor e Acólito na Catedral de São Pedro de Alcântara.






Nenhum comentário:

Postar um comentário