sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Papa envia telegrama pelo falecimento do cardeal Carles Gordó


Faleceu no dia 17 de dezembro, aos 87 anos, o arcebispo emérito de Barcelona,  cardeal Ricard Maria Carles Gordó. Segundo o papa Francisco, em telegrama enviado ao arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martinez Sistach, o cardeal Gordó “exerceu com diligente solicitude apostólica o ministério episcopal, inicialmente como bispo de Tortosa e, sucessivamente, na estimada arquidiocese de Barcelona, dedicando-se constantemente à missão evangelizadora com sabedoria e generosidade e incansavelmente levando a cabo numerosas iniciativas pastorais, com grande vizinhança aos sacerdotes, à vida consagrada e aos seminaristas, aos quais dedicou uma particular atenção”. O papa recordou o importante serviço prestado à Igreja e exprimiu seus sentimentos aos familiares e a todos aqueles que o conheciam pessoalmente.
Nascido em Valença em 1926, o cardeal Gordó foi ordenado sacerdote em 1951, consagrado bispo em 1969, criado cardeal por João Paulo II em 1994. Foi presidente da Conferência Episcopal Espanhola de 1999 a 2005.
Aos 87 anos, o cardeal foi hospitalizado após AVC, em 22 de novembro. As exéquias do purpurado se realizarão em Barcelona nesta quinta-feira, dia 19.

Fonte: Site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário