segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UMA "ORGANIZAÇÃO DAS RELIGIÕES UNIDAS"? CONHEÇA A INICIATIVA QUE SHIMON PERES APRESENTOU AO PAPA FRANCISCO.

Construir uma "Onu das religiões", um organismo que agrupasse as principais confissões religiosas e atuasse como força de interposição nos conflitos. O Papa Francisco poderia ser o líder. A proposta foi apresentada ao Santo Padre pelo ex-Presidente de Israel, Shimon Peres, no encontro realizado no Vaticano na última quinta-feira. O Papa Francisco não assumiu nenhum compromisso, mas ouviu com atenção a proposta do líder israelense. Bergoglio garantiu também a atenção à proposta por parte dos dicastérios vaticanos comprometidos com este campo, como o Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
Em entrevista concedida à revista "Famiglia Cristiana", Peres observou que "no passado, a maior parte das guerras eram motivadas pela idéia de 'nação'. Hoje, ao contrário, as guerras começam sobretudo com a desculpa da religião". Segundo o ex-Presidente israelense, "talvez pela primeira vez na história o Santo Padre é um líder respeitado também pelas diferentes religiões e seus líderes. Aliás, talvez seja o único líder realmente respeitado. Por isto me veio a ideia de apresentar ao Papa Francisco este projeto".
Shimon Peres continuou, acrescentando que "a guerra de hoje de tantos movimentos terroristas que pretendem matar em nome de Deus, é uma guerra totalmente nova em relação às do passado, quer pelas técnicas, quer sobretudo pelas motivações". "E diante desta situação a ONU, organismo político, não tem nem os exércitos que tinham as nações nem a convicção que dão as religiões".
Ele exemplificou isto claramente: "Quando a ONU envia para o Oriente Médio os Capacetes-azuis que provém das Ilhas Fiji ou das Filipinas e eles são sequestrados pelos terroristas, o que pode fazer o Secretário-Geral da ONU? Uma bonita declaração, que não tem nem a força nem a eficácia de qualquer homilia do Papa, que somente na Praça São Pedro reúne meio milhão de pessoas".
Para o líder israelense, portanto, "o que é necessário é uma Organização das Religiões Unidas, uma ONU das religiões": "seria o melhor modo para enfrentar estes terroristas que matam em nome da fé". Deveria existir também uma "Carta das Religiões Unidas" exatamente nos mesmos moldes da "Carta da ONU", e serviria para estabelecer em nome de todas as religiões, que decapitar as pessoas ou matar populações inteiras - como temos visto nestas semanas -, não tem nada a ver com a religião. Foi isto que propus ao Papa".
O que é necessário diante de alguém que dispara afirmando ser em nome de Deus, "é uma autoridade moral que diga em alta voz: não, Deus não quer e não permite isto", reiterou.
O autor da iniciativa veria com bons olhos o Papa Francisco à frente das Religiões Unidas, pela sua representatividade como líder respeitado por todos e porque também já provou isto convidando Abu Mazen, o Patriarca de Constantinopla e a mim para rezarmos no Vaticano".
Shimon Peres, de 91 anos, é Prêmio Nobel da Paz 1994 e esteve presente nos Jardins Vaticanos no encontro de oração pela paz, em 8 de junho passado.

Fonte: Facebook da Rádio Vaticana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário