quarta-feira, 4 de março de 2015

Doada ao Papa a Obra Completa do Padre Antônio Vieira






Cidade do Vaticano (RV) - A Obra Completa do Padre Antônio Vieira, concluída em dezembro passado, foi doada, nesta quarta-feira, ao Papa Francisco e será apresentada pelo bispo Dom Carlos Azevedo, em Roma, na igreja de Santo Antônio dos Portugueses. A obra, em 30 volumes divididos em quatro tomos, começou a ser publicada em abril de 2013 e foi considerada, pelo historiador José Eduardo Franco, um dos seus coordenadores, "o maior projeto da história editorial portuguesa". 

Segundo Franco, "das 15 mil páginas, cerca de um quarto são de inéditos ou textos parcialmente inéditos, particularmente, teatro e poesia, da autoria de Vieira, que até os investigadores desconheciam". Franco, que coordenou a edição com Pedro Calafate, afirmou à agência Lusa que o jesuíta, que viveu entre 1608 e 1697, pode ser hoje visto como um "autor anticrise". "As soluções que ele apresentou para o país, os escritos dele sobre a nossa mentalidade e os nossos políticos [permitem] dizer que ele é um autor, uma figura histórica anticrise", afirmou José Eduardo Franco, que acrescentou que Vieira "ainda hoje nos ensina a bem falar, bem escrever e bem comunicar a Língua Portuguesa". 

Obra Completa foi oferecida ao Pontífice, na conclusão da Audiência Geral, pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, acompanhado por António Nóvoa, ex-reitor. Fizeram ainda parte da comitiva administradores do conselho de administração e coordenadores da direção editorial do Círculo de Leitores (CL). A Obra Completa de Antônio Vieira reuniu 52 pesquisadores de várias áreas, de Portugal e do Brasil. (SP-Lusa)

Fonte: Site Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário