Desde
o início do ano, os 2 (dois) seminaristas que estão concluindo o Curso de
Filosofia e os 4 que concluem o Curso de Teologia estavam a preparar seus
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Monografias.
Os
trabalhos foram aprovados obtendo a nota máxima (10,0) e foram apresentados na seguinte ordem:
1º:
Dia 10 de Outubro de 2016
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Jeferson de Moraes Reis (Curso de Filosofia)
Paróquia N. Sra. da Assunção – Sem. La Rocque
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TÍTULO: PLOTINO E SUA CONCEPÇÃO DE HOMEM
ORIENTADOR:
Profº. Dr. José Assunção Fernandes Leite
RESUMO
Aborda o pensamento de Plotino,
filósofo da Escola Neoplatônica iniciada por Amônio Sacas. Delimita o contexto
histórico e filosófico, bem como as influências que teve na elaboração do seu
pensamento do filósofo. Analisa a partir das Enéadas, principal obra do filósofo de Licópolis, e comentadores o
Sistema Plotiniano, no qual enfatiza o Uno como Princípio Supremo de todas as
coisas. Enumera as emanações, engendramentos, do Uno, sendo o Intelecto (Noûs) a primeira e a Alma do Mundo a
segunda. Evidencia o surgimento do mundo sensível e assevera-o como imagem,
cópia imperfeita, do mundo inteligível. Destaca o surgimento do homem, e revela
que o mesmo é uma alma dotada de um corpo e assegura que o corpo é como uma
prisão para a alma, porque a impede de voltar as suas origens. Afirma que a
mais elevada medida de liberdade possível ao homem é a união com o Uno, o qual
é a liberdade suprema, absoluta e transcendente. Lista três caminhos para o
retorno ao Uno: as virtudes, a erótica e a dialética, sendo que esta última se
desdobra em outras três vias: a música, o amor e a filosofia. Destaca a
necessidade do homem se despojar de tudo aquilo que lhe impede de fazer o
retorno. Finaliza desmistificando o conceito de “êxtase” em Plotino.
2º: Dia 07 de Novembro de 2016
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Jafélix de Souza Lima (Curso de Teologia)
Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro da Água Branca
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TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ECUMENISMO SEGUNDO O DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO DO CONCÍLIO VATICANO II (1962-1965)
ORIENTADOR:
Profª. Ms. Ir. Beata Potoczek (Irmã Beize)
RESUMO
Busca-se refletir sobre o tema do ecumenismo. Aborda o itinerário desse movimento ressaltando os acontecimentos que motivaram o seu surgimento durante o século XIX. Relata acerca da sua consolidação, bem como sobre a relação da Igreja Católica com o ecumenismo nos seus primórdios. Expõe o pensamento do Papa João XXIII, sobre a sua proposta do grande acontecimento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Mostra como foi a participação dos observadores não católicos na realização do Concílio e, também, toda a trajetória do documento oficial da Igreja Católica Unitatis Redintegratio, que trata da questão ecumênica. Destaca que o agir ecumênico deve ser orientado pelos princípios doutrinais católicos com o intuito de fazer acontecer o diálogo de forma segura. Encerra-se incentivando os cristãos a continuar na busca da reconciliação mesmo encontrando obstáculos pelo caminho.
3º:
Dia 07 de Novembro de 2016
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Donizete Quaresma dos Santos (Curso de Teologia)
Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro da Água Branca
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TÍTULO:
OS ENCONTROS DE ASSIS: uns dos frutos do
diálogo inter-religioso contemplado pelo Concílio Vaticano II (1968-1965)
ORIENTADOR:
Profª. Ms. Ir. Beata Potoczek (Irmã Beize)
RESUMO
Este
trabalho apresenta um breve histórico do Concílio Vaticano II mostrando,
sobretudo, sua convocação e seu desenvolvimento, e destacando o mesmo como um
novo pentecostes para Igreja Católica nos tempos contemporâneos. Apresenta
alguns documentos promulgados pelo Concílio que abordam a problemática do
diálogo inter-religioso, referenciando a declaração Nostra Aetate como o documento mais importante sobre a relação da
Igreja católica com as religiões não cristãs. Expõe os encontros de Assis como
frutos das sementes lançadas pelos padres conciliares a respeito do diálogo
inter-religioso. Relata os quatro encontros de Assis e fala dos Papas que os
realizaram. Conclui mostrando que os encontros de Assis, além de serem frutos
do Concílio, são vistos como símbolos vivos do diálogo inter-religioso.
4º:
Dia 17 de Novembro de 2016
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Sandro Lima Baltazar (Curso de Teologia)
Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila – Imperatriz
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TÍTULO:
Igreja de Santa Teresa
ORIENTADOR:
Profº. Ms. Hélio Barbosa Dias
RESUMO
Este
estudo sobre a Paróquia de Santa Teresa D'Ávila tem como objetivo compreender todo o processo histórico e a trajetória da paróquia durante seu período de 164 anos de evangelização, também busca-se enfatizar os momentos de fé e devoções do povo católico por meio das festividades de Santa Teresa D'Ávila que é a padroeira da Diocese de Imperatriz-MA.
5º:
Dia 22 de Novembro de 2016
Moisés Bispo (Curso de Teologia)
Catedral de Fátima – Imperatriz
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TÍTULO:
CATEQUESE INPIRADA NO ITINERÁRIO
CATECUMENAL: um retorno ao princípio da transmissão da Fé
ORIENTADOR:
Profº. Esp. Luís Oliveira Freitas
RESUMO
A
catequese inspirada no itinerário catecumenal leva-nos a perceber que a prática
catequética não fica limitada somente à preparação para recepção dos
sacramentos iniciais da fé cristã, mas conduz ao discipulado e à missão. Neste
trabalho, de forma concisa, percorre-se o processo histórico da catequese,
tomando como ponto de partida o ensinamento dos apóstolos no Novo Testamento,
como também a prática e orientação catequética das comunidades nos primeiros
séculos da era cristã. São apresentadas algumas das várias motivações que
culminaram para o desaparecimento do catecumenato, e as tentativas posteriores
de sua restauração. Há a preocupação em discorrer sobre a estrutura básica da
catequese de inspiração catecumenal, verificando, sobretudo, os tempos e etapas
desse processo catequético. Por fim descreve-se a importância de uma catequese
que nos prepare para a vivência do discipulado e da missão da Igreja e não
apenas para a mera recpção dos sacramentos.
6º:
Dia 07 de Dezembro de 2016
Mateus Ribeiro Nascimento (Curso de Filosofia)
Paróquia Bom Jesus da Lapa – Itinga do Maranhão
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TÍTULO:
O PROBLEMA DO CONHECIMENTO EM JOHN LOCKE
ORIENTADOR:
Profº. Ms. Raimundo Nonato Araújo Portela Filho
RESUMO
O
trabalho tem como objetivo estudar e investigar a noção e origem do
conhecimento a partir da compreensão e viés da filosofia empirista defendida
pelo filósofo inglês John Locke, tendo por base a obra Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Sua definição de conhecimento
está necessariamente baseada na experiência sensível e nas ideias. Pautado no
empirismo ele parte da negação dos princípios inatos, tanto especulativo como
práticos, para justificar que não há possibilidade de nascermos com um
conhecimento a priori. Ele estabelece
que a experiência é a única fonte de todo nosso saber, e é ela que se encarrega
de preencher o gabinete vazio da nossa mente, dando origem às ideias. Assim, a
origem, a essência, a definição, a extenção e o limite do conhecimento a partir
de Locke, estão fundamentalmente ligados às ideias e à experiência.
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