sábado, 18 de fevereiro de 2012

Entenda quais símbolos são entregues aos novos cardeias

O Papa Bento XVI criará 22 novos cardeais no 4º Consitório Publico do seu Pontificado, que acontece amanhã, 18, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no qual o Santo Padre entregará aos novos cardeais, três símbolos importantes que estão diretamente ligados à vida e à missão de um cardeal: o barrete, o anel e o título cardinalício.

Antes de mais nada é importante falar a respeito da cor da veste cardinalícia, que diferente daquela usada pelos bispos, é vermelha. A cor representa o sangue do martírio e indica que cada cardeal de certa forma está pronto a dar a vida por Jesus Cristo e sua igreja em toda e qualquer circunstância.
"Caros Irmãos, também o meu ministério e por conseguinte inclusive o vosso, consiste inteiramente na fé. Jesus pode construir sobre nós a sua Igreja, na medida em que encontrar em nós aquela fé verdadeira, pascal, aquela fé que não quer fazer com que Jesus desça da Cruz, mas que se confia a Ele na Cruz. Neste sentido, o lugar genuíno do Vigário de Cristo é a Cruz, é o persistir na obediência da Cruz" (Bento XVI durante missa do último Consistório, em 21 de novembro de 2010).
Bento XVI simplificou o rito de criação dos novos cardeais, o qual entrará em vigor no Consistório deste fim de semana. A entrega dos simbolos acontecerá em um único momento e a novidade é que não acontecerá durante a missa de ação de graças, como aconteceu no último Consistório realizado em novembro de 2010, mas sim, durante o próprio Consistório que se realizará no dia 18. Primeiro o Pontífice fará a imposição do barrete, que é uma espécie de chapéu considerado um paramento liturgico e é usado geralmente nas solenes celebrações, o qual também pode ser usado pelo bispo (na cor roxa) e pelo padre (na cor preta).

Logo em seguida, o Pontífice concederá o anel cardinalício que representa a jurisdicação e a fidelidade ao Papa. Por fim Bento XVI fará a entrega do chamado título cardinalício, que eleva cada cardeal à qualidade de Principe da Igreja e um direto colaborador do Papa. A partir desse título, o cardeal recém impossado recebe uma igreja da diocese de Roma que simbolicamente estará sob sua custódia, apesar do prelado não exercer diretamente tal função.

Fonte: Canção Nova do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário