terça-feira, 27 de março de 2012

REPRESENTANTES DAS DIOCESES DE IMPERATRIZ E CAROLINA PARTICIPAM DE ENCONTRO DA PASCOM DO REGIONAL NE5

 

pascommaranhao2012
A defesa de maior integração entre os comunicadores das 12 dioceses do Maranhão deu a tônica do Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado de sexta, 23, a domingo, 25, na casa de Encontro dos Missionários Combonianos, em São Luís (MA). Mais de 40 pessoas participaram do encontro.

O jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ed Wilson Araújo, no inicio das atividades do evento, ressaltou que o trabalho da Pascom deve envolver atividades de uma pastoral evangelizadora para uma mobilização social, no conteúdo dos meios de comunicação.  Segundo o professor “é preciso que se transmitam valores, estimulando as pessoas a inovarem suas posturas como verdadeiros cristãos”.

A Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Maria Fogolari, esteve presente durante todo o encontro. No sábado, ela detalhou os fundamentos da Pascom a nível nacional, tendo como base a citação “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura,” (Mc 16, 15). Ela apresentou princípios que devem nortear as atividades dos comunicadores da pastoral. “A Pascom está fundamentada, no ser e no agir de Cristo”.

Foram realizadas quatro oficinas com o objetivo de formação. Os temas abordados nas oficinas foram “Rádio e Programa”, com a assessoria de Robson Junior; “Jornal Mural”, com a assessoria de Graça Lessa; “Jornal Impresso”, com a assessoria de Francisco Matias; “Comunicação e Liturgia”, tendo a assessoria do padre Raimundo Nonato.

A assessora da Comissão da CNBB, irmã Élide disse ainda que, “a função da Pastoral da Comunicação é explicitar o Reino de Deus em ações comunicativas, atuando na formação, articulação, produção e espiritualidade. Nas paróquias a serviço das demais pastorais e movimentos”.
Ao final das discussões, a assessora da CNBB orientou na elaboração de um projeto da Pascom para o Regional que será apresentado ao arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, por uma equipe formada no encontro.

Fonte: Site CNBB Nacional www.cnbb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário