quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ADEUS 2012! QUE VENHA 2013


O ano de 2012 está no final e 2013 já desponta no horizonte de nossa existência. Aproveitamos para fazermos uma reflexão numa perspectiva “retrospecta”, e, analisar como a vida acontece, na fluidez da realidade temporal.
De maneira geral, é mais um ano que vai e outro que chega. Porém, nessa dinamicidade do ir e vir dos anos, completamos um triênio de caminhada seminarística. Até parece que foi ontem que aquele marmanjo, filho de lavradores, chegava ao seminário; com aquela cautela de “marinheiro de primeira viagem”, o temor da inexperiência: queria ser padre! Um sonho que certamente não tenha se originado no berço, mas que brotou em nosso coração mediante uma caminhada cristã autêntica e uma catequese rural afinada. Era 09 de fevereiro de 2010.
Apenas “um piscar de olhos”, e já se passaram três anos. Como o tempo nos escapa depressa! Ai de nós se não vivermos intensamente o cotidiano de nossas vidas. Foram muitos aprendizados e experiências enriquecedoras, que não imaginamos a vida hoje desprovida disso. Tantos instantes de glória e também de provações, que certamente merecem ser descritos, mas nossas limitações intelectuais não nos permitem lembrar tal e qual.
Durante os estudos filosóficos traçamos objetivos, medimos consequências, testamos nossas capacidades. Agora, verificamos que nosso nível cultural se ampliou, nossos horizontes se alargaram; mediante as exigências que este itinerário nos impõe. Porém, isso não feriu nossa fé, apenas houve uma maior abertura de parte nossa para a manifestação do Ser divino em nossas vidas. “Combati o bom combate [...] guardei a fé” (II Tm 4, 7).
O tempo de dedicação exclusiva à filosofia acabou. A teologia nos espera. Esperamos encontrar respostas aos questionamentos que nos desatinam no cotidiano, como também, responder a perguntas que ainda não foram feitas. Talvez esteja muito cedo. Mas já temos em mente o que queremos! Estamos estudando nossos novos objetivos, medindo as possíveis consequências e testando nossas capacidades. Cada vez mais temos certeza de que podemos e devemos evoluir, que devemos estar ocupados. Ocupados com a própria mente para podermos alcançar nossos sonhos. Chegar ao topo da montanha antes sem que nos cansemos e a fadiga angustiante nos domine!
Tudo isso pode parecer descrições de um aventureiro, mas certamente tem uma razão especial de ser. Todas estas asseverações aqui elencadas dedicamos a nossos pais, Gerson Fernandes e Maria Natividade Fernandes, por nos educarem sob os valores cristãos. Dedicamos também à nossa sobrinha e afilhada Lorena Fernandes, cuja inocência de criança nos impulsionou a superar obstáculos.
Com efeito, nos resta apenas tecermos alguns agradecimentos. Agradecemos a Deus, autor da vida, em quem depositamos toda confiança. Ao professor Mestre Raimundo Nonato Araujo Portela Filho, que nos ajudou na elaboração do nosso trabalho monográfico, pela orientação prestada com afinco e dedicação e, sobretudo, pelo rigor científico empregado, que muito contribuiu para o nosso amadurecimento intelectual. Ao bispo Dom José Soares Filho, pelo apoio e acolhida no seminário. Ao padre Cícero de Jesus Cirqueira, por fundamentar a nossa fé sob categorias sólidas, pela apresentação ao seminário, pelo testemunho dado à nossa vocação e pela amizade. Aos irmãos de caminhada seminarística, pelo apoio e compreensão no cotidiano. Aos Padres reitores, com os quais convivemos durante esses período de formação, em especial, ao Pe. Ivanildo Oliveira, atual reitor do seminário, pela credibilidade dispensada a nós. Aos companheiros de turma pelo convívio e troca de experiências acadêmicas durante o curso de filosofia. Aos nossos familiares, que embora distantes, nos incentivam com orações e apoio às nossas decisões.
Emocionado, deixamos uma lágrima cair sobre o papel. Muitas coisas talvez precisamos dizer aqui, porém consideramos isso suficiente para externar nosso estado de espírito nessa transição de ano. Apenas ratifico meus agradecimentos a todos que conviveram e conviverão conosco. Adeus 2012! Que venha 2013!


Luciano Nascimento Fernandes,
Acadêmico do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário