quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

1º dia de retiro segundo Seminarista Jorge Rodrigues




Cada experiência da vida é única. No começo deste ano de 2013 iniciando o retiro espiritual no dia 21 de janeiro tendo como tema a espiritualidade do presbítero à luz do Vaticano II, a palestra que me marcou foi a que enfatizou a espiritualidade do padre diocesano.

Muitos não conseguem identificar qual é a espiritualidade do padre diocesano e o Pe. Cicero nos apresentou a identidade do mesmo, que se encontra no ser e não no modo como ser padre. Ser sacerdote pra Jesus Cristo. Em um dos textos que nos foram apresentados como o do Cardeal D. Eusébio que aborda as razões para ser padre que é ser participante do sacerdócio de Jesus Cris, hoje e sempre, nota-se que a centralidade do sacerdote é o próprio Cristo. O único modelo do sacerdote diocesano é o Filho de Deus, é um configurar-se a Cristo. Todo sacerdote é um sinal de Cristo e também um instrumento no qual é manifestado a grandeza de Deus.
O padre diocesano assim como Jesus deve ser um homem de profunda oração e ação. É necessário que o padre viva aquilo que ele diz e de maneira que sua vida esteja de acordo com a vontade de Deus. Da mesma forma que Cristo se doou a humanidade o padre também é convidado a unificar-se a Jesus Cristo e ter uma vida de inteira oblação a serviço da comunidade e do povo de Deus.  E quando nos unimos à pessoa de Cristo tudo o que fazemos não é por nossa própria força, mais, é Cristo agindo em nós.
Ser padre não é fácil, ser padre é muito complicado, no entanto mesmo em meio à tribulação vale a pena ser padre, não só a pena, mas a vida.
O padre deve ser um outro Cristo e um sinal de Jesus Cristo no meio do povo é alguém que é tirado do povo e inserido no projeto vivificador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário