quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RETIRO ESPIRITUAL DE ABERTURA DO PRIMEIRO SEMESTRE

Teve inicio às 12:00hrs do dia 21 de janeiro, festa litúrgica de Santa Inês, no Centro de Treinamento Anajás – Diocese de Imperatriz, o retiro de abertura do primeiro semestre do Seminário Maior Bom Pastor. Abordando a temática geral sobre a “Identidade, Espiritualidade e Santidade do presbítero diocesano à luz do Concilio Vaticano II”. Na quinta-feira dia 24 de janeiro, Dom Gilberto Pastana – bispo da Diocese de Imperatriz – presidiu a Santa Missa de encerramento do retiro espiritual do Seminário Bom Pastor. Nas próximas postagens alguns seminaristas faram um breve resumo do que aconteceu e ficou marcado em sua vida vocacional e espiritual.


Pregador do Retiro

O retiro teve como pregador Pe. Cicero de Jesus Cirqueira, pároco da Catedral diocesana de São Pedro de Alcântara – Diocese de Carolina. Pe. Cicero é formado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA e em Teologia pelo Instituto Teológico Paulo VI – Londrina, Paraná.
Antes de tornar-se diocesano, ingressou no seminário religioso dos Frades Capuchinhos da Província N. Sra. do Carmo (Maranhão, Pará e Amapá), permanecendo no mesmo por 3 anos. Ordenado diácono por imposição das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom José Soares Filho no dia 24 de julho de 2004. Desempenhou suas funções diaconais na Paroquia de N. Sra. das Graças, Londrina - Paraná.
Ordenado presbítero no dia 15 de janeiro de 2005 por imposição das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom José Soares Filho. Sua primeira paroquia foi na cidade de Montes Altos - MA dedicada a Sant’Ana (Mãe de Nossa Senhora). É membro do Conselho de presbíteros, já foi assessor da Catequese, Liturgia, Dizimo da Diocese de Carolina.
Nossos agradecimentos ao Pe. Cicero pela disponibilidade de colocar-se a serviço ajudando na formação dos futuros presbíteros das Dioceses irmãs de Carolina e Imperatriz. Deus seja louvado por sua vida e vocação. Que o Espírito Santo de Deus lhe abençoe nesta nova missão que a Igreja de Carolina lhe confia, a Paróquia Catedral de São Pedro de Alcântara.


Participantes do Retiro

Diocese de Carolina

Lindomar Dias – 1º ano de Filosofia
Jorge Rodrigues – 2º ano de Filosofia
Lucyano Nascimento – 1º ano de Teologia

Diocese de Imperatriz

Jhonata – 2º ano de Filosofia
Donizete Quaresma – 1º ano de Teologia
Jafélix de Souza – 1º ano de Teologia
Moisés Bispo – 1º ano de Teologia
Sandro Lima – 1º ano de Teologia

O seminarista do 3º ano de Teologia André Fárias ficou em São Luís durante o período de férias e do retiro acompanhando seu pai em um tratamento para o restabelecimento de sua saúde. Pe. Ivanildo Oliveira, reitor do Seminário Bom Pastor retornou para São Luís na manhã desta segunda-feira dia 21 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário