sábado, 19 de outubro de 2013

Cardeal Bertone despede-se da Secretaria de Estado

Na cerimônia, Francisco agradeceu trabalho solícito prestado por Cardeal Bertone ao longo dos sete anos em que esteve na Secretaria de Estado


Cardeal Bertone despede-se da Secretaria de Estado
Papa Francisco participou nesta terça-feira, 15, da cerimônia de despedida do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone. O novo Secretário nomeado pelo Santo Padre em agosto, Dom Pietro Parolin, tomará posse em algumas semanas devido a uma pequena cirurgia à qual deverá se submeter.

Em carta dirigida ao Cardeal Bertone, o Papa expressou sua gratidão pela solicitude do cardeal ao longo de sete anos de trabalho no cargo. “Sete anos de trabalho intenso, vividos com grande generosidade e espírito de serviço. Também eu pude valer-me ainda, até hoje, da sua colaboração”.
Um aspecto particular destacado pelo Papa foi a fidelidade do até então secretário de Estado ao espírito de Dom Bosco, o espírito salesiano que ele soube conservar e testemunhar.
Dom Bertone, que é o carmelengo (cardeal mais velho) do colégio cardinalício, encerrou suas responsabilidades como Secretário de Estado com a peregrinação a Fátima, no aniversário da última aparição e no 60º da dedicação da Basílica do Santo Rosário. Ele disse que vê hoje com o Papa Francisco não tanto uma revolução, mas uma continuidade com o Papa Emérito Bento XVI, mesmo com as diversidades entre ambos.
“A escuta, a ternura, a misericórdia, a confiança são realidades maravilhosas que experimentei pessoalmente com o senhor, Santo Padre, na multiplicidade dos diálogos, nos gestos, nas surpresas dos telefonemas, nas tarefas que atribuiu a mim. Obrigado, Papa Francisco, pela sua benevolência!”, disse o cardeal.

Saudação ao novo Secretário

Na ocasião, o Papa também dirigiu sua saudação, mesmo na sua ausência, a Dom Parolin, que em breve tomará posse do cargo na Secretaria de Estado. Francisco disse que a Secretaria de Estado é bem familiar para o bispo.
“Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, trabalhou lá por muitos anos, com paixão e competência e com aquela capacidade de diálogo e de trato humano que são suas características. Em certo modo, é como um ‘voltar à casa’”.
Já no final de suas palavras durante a cerimônia, o Santo Padre agradeceu a todos os presentes pelo trabalho que prestam cotidianamente, trabalho que ele considera precioso para o seu ministério.

Fonte: Site Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário