quarta-feira, 23 de junho de 2010

CURSO DE FILOSOFIA REALIZA SEMANA DE ARTE EM SÃO LUIS


Aconteceu entre os dias 28 a 30 de abril de 2010 a segunda Semana de Arte no IESMA, com o objetivo de refletir a importância da arte no Maranhão, especificamente nos âmbitos da música, poesia e artes plásticas. O tema escolhido foi: “Arte no Maranhão: ascensão ou decadência?”.
As primeiras reflexões foram no campo da música, onde foi lembrado o nome do saudoso Pe. João Mohana que numa pesquisa conseguiu juntar uma grande quantidade partituras produzidas em diversas regiões do nosso estado. O prof. Dr. Alberto nos auxiliou na a primeira parte da manhã falando do livro “A grande música do Maranhão” de autoria do Pe. Mohana. No segundo momento o prof. Ms. Marcelo Antunes fez uma reflexão sobre o mesmo livro questionando a evolução da música quanto à formação.
No segundo dia o prof. Ms. Wandeilson fez uma explanação sobre a poesia maranhense a partir do artigo: "Nauro Machado na Estrada do Suna: poesia e exílio na modernidade”. Este tema de fundamental importância alerta a sociedade contemporânea para o esquecimento da poética, esquecimento tal que reflete no relacionamento dos homens.
Na manhã do último dia o professor e artista plástico Almir Valente falou sobre a influência européia na arte maranhense. A partir da pré-história da arte, ele mostrou o caminho da mesma no Brasil fazendo uma comparação entre obras de arte que tem influência européia. Enfatizando o Maranhão, ele concentrou as atenções nas obras de Arthur Bispo do Rosário especialmente em mantas produzidas pelo mesmo. O evento encerrou-se com a presença da artista plástica Ana Borges que apresentou o desenvolvimento da arte no Maranhão e alguns de seus principais representantes.
Sem. Pollycléssio Mota Sá.
3º ano de Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário