quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cardeal questiona a evangelização na América

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, presidiu na noite desta terça-feira, 26, a abertura do IV Congresso Missionário Americano (CAM 4) e  IX Congresso Missionário Latino-americano (COMLA 9), em Maracaibo, na Venezuela.

O Cardeal é o enviado especial do Papa Francisco ao evento, que reúne cerca de quatro mil missionários de toda a América. O tema para as reflexões do congresso, que será encerrado no próximo domingo, 1º, é "América missionária, partilha tua fé".

Na homilia da Missa de abertura, o Cardeal Filoni manifestou o afeto do Papa Francisco aos participantes e afirmou que o Congresso é uma oportunidade para refletir, passados cinco séculos de evangelização da América, como as pessoas vivem e creem.

“Precisamos nos perguntar o que predomina nas nossas Igrejas, se é uma pastoral de conservação ou de anúncio; se é uma pastoral centralizada somente em nossas realidades americanas ou latino-americanas ou, ao contrário, aberta ao mundo”, alertou o cardeal.

Dom Filoni destacou ainda a superficialidade, muitas vezes, presente no trabalho pastoral. "Temos que nos perguntar se a nossa pastoral está atenta em colocar Cristo em primeiro lugar ou se, ao contrário, como diz o Papa Francisco, é autorreferencial, politizada, ideologizada, sem alma e formal”, disse.

Os trabalhos do congresso até o próximo domingo, estão sendo transmitidos ao vivo, via satélite, pela televisão e também na internet.

Fonte: Site Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário