quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cristo é o centro

O Bispo de Roma encerrou o Ano da fé venerando as relíquias atribuídas ao apóstolo Pedro

Um pensamento de afecto e de reconhecimento a Bento XVI que quis e lançou a iniciativa

Bento XVI inaugurou-o a 11 de Outubro de 2012, apresentando-o como «uma peregrinação nos desertos do homem contemporâneo»:  Francisco concluiu-o ontem, domingo 24 de Novembro de 2013, reafirmando que a meta final daquela peregrinação é «o encontro pleno com Deus». E precisamente a celebração entre dois pontificados talvez tenha sido uma das riquezas mais significativas deste Ano da fé. Não foi por acaso que o Papa Francisco, no início da homilia da missa conclusiva presidida no adro da basílica de São Pedro, mencionou o seu predecessor, «ao qual – disse – vai agora o nosso pensamento cheio de afecto e de reconhecimento por este dom que nos ofereceu».
E logo a seguir recordou um elemento que, sem dúvida, une os dois magistérios, a centralidade de Cristo: «Cristo centro da criação, Cristo centro do povo, Cristo centro da história». Uma meta reproposta ao longo do intenso ano de celebrações, que deve ser alcançado através da escuta, do encontro e do caminho, os três pilares sobre os quais aconselhou os quinhentos catecúmenos, com os quais se encontrou  na tarde de sábado, 23 de Novembro, a focalizar a sua missão de cristãos no mundo.
Também durante o Angelus dominical recitado depois da missa, o Papa Francisco não deixou de dar valor a este convite dirigindo o seu agradecimento a quantos já desempenham aquela missão pelas estradas do mundo: «O nosso pensamento agradecido   –   disse antes da oração   –   vai aos missionários que, ao longo dos séculos, anunciaram o Evangelho e espalharam a semente da fé em tantas partes do mundo».
Agradecimentos que na manhã de segunda-feira, 25 de Novembro, o Santo Padre manifestou também  aos voluntários que prestaram a sua obra durante as celebrações deste ano, definindo o seu serviço «um lindo testemunho de fé».

Fonte: L'Osservatore Romano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário