quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Conselho de Cardeais discute futuro do banco do Vaticano


Conselho de Cardeais discutem sobre futuro do IORO segundo dia de reunião do Conselho de Cardeais, no Vaticano,  foi centrado nas atividades do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido popularmente como “Banco do Vaticano”. O Papa Francisco, o secretário de Estado da Santa Sé e os oito cardeais ouviram, durante três horas, os relatórios sobre a estrutura e os atos da instituição.
A comissão especial de vigilância, criada para realizar a auditoria, apresentou ao Papa e aos conselheiros os problemas e as causas das questões que tornaram a instituição alvo de polêmicas nos últimos anos.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse, nesta terça-feira, 18, em coletiva de imprensa, que foram indicadas algumas orientações para a renovação da estrutura da instituição financeira. “E essa,  é ainda uma fase de estudo e análise, e não foi adotada nenhuma decisão”,  destacou.
De acordo com o porta-voz, um dos pontos em que a comissão tem trabalhado em conjunto com os cardeais é sobre a real missão do IOR. “Portanto, ver as questões que dizem respeito às instituições da Santa Sé em relação a missão da Igreja (…) e não simplesmente sob um ponto de vista operativo e econômico com um horizonte limitado”, declarou.
Sobre a revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, padre Lombardi destacou que não há definições,  no momento,  sobre mudanças a serem realizadas na Cúria Romana, uma vez que os cardeais ainda estão em fase de estudo do documento.
A respeito da possibilidade de uma nova Constituição Apostólica, o porta-voz disse que ainda é prematuro pensar na “aposentadoria” do documento atual, porque o trabalho em curso segue de forma intensa, mas ainda há uma grande quantidade de material a ser examinado.
Nesta quarta-feira, 19, o conselho receberá um grupo de cardeais, o chamado “Conselho dos 15”,  responsável por comissões de vigilância e análise da  Santa Sé.

Fonte: site Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário