sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vaticano divulga detalhes da celebração de criação dos novos cardeais

Vaticano divulga detalhes da celebração de criação dos novos cardeais / ArqrioO Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, o livrete da celebração para o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais, que acontecerá amanhã, na Basílica de São Pedro. Entre os 19 novos membros do Colégio Cardinalício, o único brasileiro é o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
O guia litúrgico dá detalhes como o trecho do Evangelho a ser proclamado e deve receber uma alocução do Papa Francisco aos novos cardeais e todos os católicos. Apesar de estar disponível só em latim, italiano e inglês, é possível acompanhar os momentos e entender melhor a cerimônia.

Saudação, oração inicial e leitura da Palavra

O início da celebração já prefigura a importância e o significado do momento para a Igreja. Na entrada, o Santo Padre faz uma pausa por um momento, em oração, no Confessio, túmulo de São Pedro. E na oração inicial, o Papa reza diretamente para si mesmo, como um sucessor do apóstolo Pedro, para realizar bem seu serviço a favor da Igreja e dos homens.
A leitura do Evangelho deste ano está em Marcos 10, 32-45. O trecho descreve a tentação da busca por glórias e honrarias por parte dos apóstolos Tiago e João e a resposta de Jesus àqueles que desejam seguir o Seu caminho. O Papa Francisco fará uma alocução sobre o trecho bíblico proclamado dirigido aos novos cardeais e toda a Igreja, seguido de um momento de silêncio para reflexão pessoal.

A criação dos novos cardeais

Depois acontecem os momentos mais marcantes da cerimônia: a menção do ato de obediência ao Papa e seus sucessores, a imposição do barrete e solidéu cardinalício, a entrega do anel e o anúncio do título de uma igreja de Roma a cada cardeal.
Antes disso, os novos cardeais fazem um juramento, com palavras que carregam profundo significado espiritual e eclesial. Diante de todos, eles proclamam sua fé com a oração do Credo e proclamam as palavras de fidelidade. “Prometo e juro permanecer, a partir de agora e para sempre enquanto tiver vida, fiel a Cristo e ao seu Evangelho, constantemente obediente à Santa Apostólica Igreja Romana”, diz um trecho.
Em seguida, chega o momento da imposição do barrete. O Santo Padre lembrará os cardeais que o chapéu vermelho que receberão como sinal do cardinalato significa o compromisso de “estar prontos a agir com fortaleza, até à efusão do sangue, pelo aumento da fé cristã, pela paz e a tranquilidade do povo de Deus e papa a liberdade e a propagação da Santa Igreja Romana”.
Então cada cardeal, de acordo com a ordem da criação, vão até o Sumo Pontífice e se ajoelham diante dele para que ele possa impor o solidéu e o barrete vermelhos.
Por sua vez, a entrega do anel é acompanhada pelas palavras: “Recebe o anel das mãos de Pedro e saiba que, com o amor do Príncipe dos Apóstolos, se reforça o teu amor para com a Igreja”.
O Santo Padre atribui, logo após, a cada cardeal uma igreja em Roma, como um sinal de participação no cuidado pastoral do Papa na cidade. Ele entrega a bula de criação cardinalícia e o título correspondente a cada um, antes de trocar com o novo cardeal um abraço de paz.
Todos os presentes cantam a oração do Pai Nosso e caminham para o encerramento da celebração com a oração final e a bênção. A intercessão de Nossa Senhora é lembrada antes de sair com a oração cantada de Salve Rainha.
 
Fonte: site Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário