
Mons. Marcony nasceu na sede da própria Arquidiocese de Brasília. Estudou Filosofia e Teologia na mesma cidade, depois de haver cursado o Seminário Menor. Tem Especialização em Teologia Litúrgica primeiramente pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois também pelo Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade da Santa Cruz (2011-2012), ambos em Roma.
Em 03 de dezembro de 1988 foi ordenado sacerdote e incardinado na mesma Arquidiocese.
No curso do ministério sacerdotal foi, entre outros cargos: Pároco da Catedral Metropolitana (1996-2010), Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores (1996-2010), Vigário Episcopal (1996-2007) e Vigário-Geral (2008-2011) e Secretário-Geral e Coordenador da Equipe de Liturgia do XVI Congresso Eucarístico Brasileiro (2010).
Além disso, foi Coordenador da Comissão Arquiepiscopal de Liturgia e Professor nos Seminários Maiores Arquiepiscopal e no Redemptoris Mater, em Brasília, e do Ordinariato Militar, em São Paulo.
Atualmente, desempenhava pela segunda vez o cargo de Vigário-Geral da Arquidiocese.
O Eleito já era Monsenhor, mas até a sagração episcopal permanecer como Monsenhor Protonotário Apostólico, tendo direito inclusive à batina violácea, mas sem solidéu, cruz peitoral e murça na mesma cor.
Ele será o 4º Bispo Auxiliar de Brasília. O último a ser nomeado foi Dom José Aparecido Gonçalves, sagrado em julho de 2013 e que trabalhou por vários anos no Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativos, no Vaticano.
Com informações do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, da CNBB e Direto da Sacristia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário