quarta-feira, 7 de maio de 2014

“É necessário abrir o coração para o dom de Deus”, diz dom Pepeu

O arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Pepeu, presidiu a missa na manhã desta quarta-feira, 7 de maio. Da procissão de entrada no Santuário Nacional participaram os bispos dos estados da Bahia e de Sergipe, que formam o Regional Nordeste 3 da CNBB.
A celebração teve o tom de alegria, próprio do tempo pascal. “A Ressurreição de Cristo é o centro e o fundamento de nossa fé. Ele está vivo e caminha conosco. Se caminharmos juntos e unidos, Ele sempre estará ao nosso lado”, disse dom Pepeu em sua homilia. Ele enfatizou que a fé em Jesus Ressuscitado é fundamental para a compreensão do mistério celebrado na eucaristia.
Ao retomar o texto do Evangelho da liturgia de hoje (Jo 6,35-40), o arcebispo explicou que Jesus se revela como pão da vida, “tal como a água viva, sacia sempre a fome e a sede de quem nele crê”. Ele explicou que o crer é uma graça que deve ser alimentada. “É necessário abrir o coração a este dom de Deus. Tanto Maria como os santos e santas são verdadeiros exemplos de fé para nós, pois abriram a porta de seus corações ao dom de Deus”, disse.
Dom Pepeu retomou o tema do retiro do qual os bispos participaram no último final de semana, orientado pelo arcebispo italiano dom Bruno Forte. “A cada dia somos chamados a caminhar, crescendo sempre mais na fé. A fé não é um produto do nosso coração: é a fé que nos gera, é dom que vem do alto. Tocados por este dom é que os discípulos, mesmos dispersos por causa da perseguição, foram por toda a parte pregando a Palavra”, lembrou.
Concluindo sua reflexão, o arcebispo falou sobre o tema central desta Assembleia Geral, a renovação paroquial. “Somos chamados a ser verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, instrumentos da promoção da paz e do bem. O documento sobre a nova paróquia expressa que, a partir da Eucaristia, cada comunidade cristã concretiza em sinais solidários o compromisso com a prática da caridade”, acrescentou.

Fonte: site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário