terça-feira, 2 de outubro de 2012

Papa é infalível quando fala de fé e moral', diz arcebispo

 FOLHA DE SÃO PAULO: DIREITO DE RESPOSTA
 

LEITOR DOM JACINTO FURTADO DE BRITO SOBRINHO
DE TERESINA (PI) 


Repudio a reportagem "Novo arcebispo diz que papa não é infalível e que padre deveria casar" ("Poder", 22/09/2012 - 04h45), em que foram usadas, sem minha autorização, palavras "pinçadas" de entrevista concedida à revista "Cidade Verde". O autor da reportagem, levianamente, extraiu expressões que repercutiriam pejorativa e negativamente em relação à minha posição para com a Igreja Católica. Assim, para tirar qualquer dúvida, reafirmo a doutrina comum da igreja, de que o papa é infalível, quando, "ex cathedra", fala de fé e moral.
Quanto ao celibato, é um dom do espírito à igreja de Cristo, que está muito bem adequado ao sacerdócio. Sobre a disciplina do celibato relacionada à admissão ao sacerdócio, ela nem sempre existiu como norma, mas o dom do celibato será sempre uma riqueza para a igreja de Cristo.
A reportagem também fez afirmações falsas, declarando que eu era ligado à Teologia da Libertação nos anos 80. Não sou teólogo e jamais me filiei a qualquer movimento ligado à Teologia da Libertação. Meu ministério teve sempre a marca da catequese, do zelo pelas vocações sacerdotais e da ênfase na centralidade da Eucaristia. 

DOM JACINTO FURTADO DE BRITO SOBRINHO
 arcebispo de Teresina (Teresina, PI) 



RESPOSTA DO JORNALISTA SÉRGIO FONTENELE - A reportagem mantém as informações publicadas. A entrevista com o arcebispo foi gravada. 

fonte: Site da Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1160488-papa-e-infalivel-quando-fala-de-fe-e-moral-diz-arcebispo.shtml)

Blog Pastor Bonus: Se a reportagem foi gravada, porque não é publicada??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário