segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PRIMEIRO ESBOÇO DA MENSAGEM FINAL FOI APRESENTADO NA SALA DO 
SÍNODO DOS BISPOS


premio"Unidade na diversidade" foi o título que o jornal do Vaticano deu para o primeiro esboço da Mensagem Final do Sínodo que foi lido na manhã do sábado, 20 de outubro. Na apresentação ficou claro, no entanto, de que se trata de um documento que deve ser compreendido no aguardo da exortação apostólica pós-sinodal que o Papa Bento XVI vai publicar nos próximos meses.
Veja o texto do jornal do Vaticano com a tradução de um acréscimo pelo assessor de imprensa da CNBB que está em Roma.
É devido a «um ato de transparência» que os padres sinodais estão a elaborar a mensagem (nuntius) expressamente «dirigida ao povo de Deus», por conseguinte, «aos evangelizadores que devem ser também evangelizados». Quem apresentou e leu na sala o primeiro esboço do texto, na manhã de sábado do dia 20 de Outubro, foi o cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florença, presidente da Comissão para a mensagem. É um documento muito aguardado e imediato que, explicou, permitirá que «as nossas comunidade tenham uma vista completa dos temas tratados pela assembleia sob o ponto de vista pastoral», na expectativa da exortação apostólica pós-sinodal do Pontífice. Ilustrando a sua forma e o seu conteúdo, o cardeal Betori realçou o compromisso de ter em consideração todas «as diversas articulações do povo de Deus» com o estilo de «encorajar» e também de «louvar os esforços» de quantos estão comprometidos na missão da evangelização.
A mensagem deste Sínodo terá, relativamente às assembleias precedentes, «a novidade de exortações específicas dirigidas aos continentes», tendo em conta que «as situações são muito diferentes». Contudo, a visão global do Sínodo não perde de vista as diversidades e as situações particulares.
Com o objectivo de fazer sobressair as linhas essenciais e fundamentais sobre a nova evangelização, tal como as estão a indicar nestes dias os padres sinodais, o texto definitivo da mensagem terá, portanto, em conta todas as intervenções. Com efeito, a finalidade principal é apoiar e orientar o anúncio e o testemunho evangélico em todos os contextos. A apresentação e a votação da mensagem está agendada para a manhã de sexta-feira, 26 de Outubro.
Para o arcebispo Nikola Eterovic, secretario geral do Sínodo dos Bispos, este primeiro esboço é já um texto “sólido e atraente” e isso foi confirmado o aplauso dado pelos padres presentes na Sala do Sínodo. Logo depois, para apresentação de observações e formulações de propostas de emendas, doze participantes fizeram uso da palavra. Outras intervenções em relação ao texto definitivo serão apresentadas, por escrito, à secretaria.

Fonte: Site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário