sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Procissão Luminosa pelos 50 anos do Concílio



BÊNÇÃO DO SANTO PADRE BENTO XVI
AOS PARTICIPANTES DA PROCISSÃO LUMINOSA
PROMOVIDA PELA AÇÃO CATÓLICA ITALIANA
Da janela do escritório privado – Palácio Apostólico
Quinta-feira, 11 de outubro de 2012

 
Caros Irmãos e Irmãs,
boa noite a todos vós e obrigado por terdes vindo. Obrigado também à Ação Católica italiana que organizou esta procissão luminosa.
Cinquenta anos atrás, neste dia, também eu estive aqui na Praça, com o olhar voltado para esta janela, onde apareceu o bom Papa, o Beato Papa João e nos falou com palavras inesquecíveis, palavras cheias de poesia, de bondade, palavras do coração.
Éramos felizes – posso dizer – e cheios de entusiasmo. O grande Concílio Ecumênico havia sido inaugurado; éramos seguros que deveria vir uma nova primavera da Igreja, um novo Pentecostes, com uma nova presença forte da graça libertadora do Evangelho.
Também hoje somos felizes, trazemos a alegria no nosso coração, mas direi que talvez seja uma alegria mais sóbria, uma alegria humilde. Nestes cinquenta anos aprendemos e experimentamos que o pecado original existe e se traduz, sempre de novo, em pecados pessoais, que podem também tornar-se estruturas de pecado. Vimos que no campo do Senhor também está sempre a cizânia. Vimos que na rede de Pedro se encontram também peixes ruins. Vimos que a fragilidade humana está presente também na Igreja, que a barca da Igreja está navegando também com ventos contrários, com tempestades que ameaçam a barca e algumas vezes pensamos: “o Senhor dorme e nos esqueceu”.
Esta é uma parte das experiências feitas nestes cinquenta anos, mas tivemos também uma nova experiência da presença do Senhor, da sua bondade, da sua força. O fogo do Espírito Santo, o fogo de Cristo não é um fogo devorador, destrutivo; é um fogo silencioso, é uma pequena chama de bondade, de bondade e de verdade, que transforma, dá luz e calor. Vimos que o Senhor não nos esquece. Também hoje, do seu jeito, humilde, o Senhor está presente e dá calor aos corações, mostra vida, cria carismas de bondade e de caridade que iluminam o mundo e são para nós garantia da bondade de Deus. Sim, Cristo vive, está conosco também hoje, e podemos ser felizes também hoje porque a sua bondade não se afasta; é forte também hoje!
Por fim, ouso fazer minhas as palavras inesquecíveis de Papa João: “voltem para casa, deem um beijo nas crianças e digam que é do Papa”.
Neste sentido, de todo o coração vos dou a minha Bênção:
“Bendito seja o nome do Senhor. Agora e para sempre.
A nossa proteção está no nome do Senhor. Que fez o céu e a terra.
Abençoe-vos Deus todo poderoso Pai, + Filho e Espírito Santo. Amém.”
Boa noite a todos vós e obrigado!

Bento XVI

© Copyright 2012 - Libreria Editrice Vaticana

O vídeo completo da 'fiaccolata' em homenagem aos 50 anos do Concílio Vaticano II pode ser visto no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário