quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SEMINARISTAS CONCLUDENTES (FILOSOFIA/TEOLOGIA) APRESENTAM SUAS MONOGRAFIAS

Desde o início do ano, os 2 (dois) seminaristas que estão concluindo o Curso de Filosofia e os 4 que concluem o Curso de Teologia estavam a preparar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Monografias.

Os trabalhos foram aprovados obtendo a nota máxima (10,0) e foram apresentados na seguinte ordem:


1º: Dia 10 de Outubro de 2016

Jeferson de Moraes Reis (Curso de Filosofia)
Paróquia N. Sra. da Assunção – Sem. La Rocque

TÍTULO: PLOTINO E SUA CONCEPÇÃO DE HOMEM
ORIENTADOR: Profº. Dr. José Assunção Fernandes Leite

RESUMO

Aborda o pensamento de Plotino, filósofo da Escola Neoplatônica iniciada por Amônio Sacas. Delimita o contexto histórico e filosófico, bem como as influências que teve na elaboração do seu pensamento do filósofo. Analisa a partir das Enéadas, principal obra do filósofo de Licópolis, e comentadores o Sistema Plotiniano, no qual enfatiza o Uno como Princípio Supremo de todas as coisas. Enumera as emanações, engendramentos, do Uno, sendo o Intelecto (Noûs) a primeira e a Alma do Mundo a segunda. Evidencia o surgimento do mundo sensível e assevera-o como imagem, cópia imperfeita, do mundo inteligível. Destaca o surgimento do homem, e revela que o mesmo é uma alma dotada de um corpo e assegura que o corpo é como uma prisão para a alma, porque a impede de voltar as suas origens. Afirma que a mais elevada medida de liberdade possível ao homem é a união com o Uno, o qual é a liberdade suprema, absoluta e transcendente. Lista três caminhos para o retorno ao Uno: as virtudes, a erótica e a dialética, sendo que esta última se desdobra em outras três vias: a música, o amor e a filosofia. Destaca a necessidade do homem se despojar de tudo aquilo que lhe impede de fazer o retorno. Finaliza desmistificando o conceito de “êxtase” em Plotino.


2º: Dia 07 de Novembro de 2016

Jafélix de Souza Lima (Curso de Teologia)
Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro da Água Branca

TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ECUMENISMO SEGUNDO O DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO DO CONCÍLIO VATICANO II (1962-1965)
ORIENTADOR: Profª. Ms. Ir. Beata Potoczek (Irmã Beize)

RESUMO

Busca-se refletir sobre o tema do ecumenismo. Aborda o itinerário desse movimento ressaltando os acontecimentos que motivaram o seu surgimento durante o século XIX. Relata acerca da sua consolidação, bem como sobre a relação da Igreja Católica com o ecumenismo nos seus primórdios. Expõe o pensamento do Papa João XXIII, sobre a sua proposta do grande acontecimento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Mostra como foi a participação dos observadores não católicos na realização do Concílio e, também, toda a trajetória do documento oficial da Igreja Católica Unitatis Redintegratio, que trata da questão ecumênica. Destaca que o agir ecumênico deve ser orientado pelos princípios doutrinais católicos com o intuito de fazer acontecer o diálogo de forma segura. Encerra-se incentivando os cristãos a continuar na busca da reconciliação mesmo encontrando obstáculos pelo caminho.


3º: Dia 07 de Novembro de 2016

Donizete Quaresma dos Santos (Curso de Teologia)
Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro da Água Branca

TÍTULO: OS ENCONTROS DE ASSIS: uns dos frutos do diálogo inter-religioso contemplado pelo Concílio Vaticano II (1968-1965)
ORIENTADOR: Profª. Ms. Ir. Beata Potoczek (Irmã Beize)


RESUMO

Este trabalho apresenta um breve histórico do Concílio Vaticano II mostrando, sobretudo, sua convocação e seu desenvolvimento, e destacando o mesmo como um novo pentecostes para Igreja Católica nos tempos contemporâneos. Apresenta alguns documentos promulgados pelo Concílio que abordam a problemática do diálogo inter-religioso, referenciando a declaração Nostra Aetate como o documento mais importante sobre a relação da Igreja católica com as religiões não cristãs. Expõe os encontros de Assis como frutos das sementes lançadas pelos padres conciliares a respeito do diálogo inter-religioso. Relata os quatro encontros de Assis e fala dos Papas que os realizaram. Conclui mostrando que os encontros de Assis, além de serem frutos do Concílio, são vistos como símbolos vivos do diálogo inter-religioso.


4º: Dia 17 de Novembro de 2016


Sandro Lima Baltazar (Curso de Teologia)
Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila – Imperatriz


TÍTULO: Igreja de Santa Teresa
ORIENTADOR: Profº. Ms. Hélio Barbosa Dias


RESUMO

Este estudo sobre a Paróquia de Santa Teresa D'Ávila tem como objetivo compreender todo o processo histórico e a trajetória da paróquia durante seu período de 164 anos de evangelização, também busca-se enfatizar os momentos de fé e devoções do povo católico por meio das festividades de Santa Teresa D'Ávila que é a padroeira da Diocese de Imperatriz-MA.


5º: Dia 22 de Novembro de 2016


Moisés Bispo (Curso de Teologia)
Catedral de Fátima – Imperatriz

TÍTULO: CATEQUESE INPIRADA NO ITINERÁRIO CATECUMENAL: um retorno ao princípio da transmissão da Fé
ORIENTADOR: Profº. Esp. Luís Oliveira Freitas

RESUMO

A catequese inspirada no itinerário catecumenal leva-nos a perceber que a prática catequética não fica limitada somente à preparação para recepção dos sacramentos iniciais da fé cristã, mas conduz ao discipulado e à missão. Neste trabalho, de forma concisa, percorre-se o processo histórico da catequese, tomando como ponto de partida o ensinamento dos apóstolos no Novo Testamento, como também a prática e orientação catequética das comunidades nos primeiros séculos da era cristã. São apresentadas algumas das várias motivações que culminaram para o desaparecimento do catecumenato, e as tentativas posteriores de sua restauração. Há a preocupação em discorrer sobre a estrutura básica da catequese de inspiração catecumenal, verificando, sobretudo, os tempos e etapas desse processo catequético. Por fim descreve-se a importância de uma catequese que nos prepare para a vivência do discipulado e da missão da Igreja e não apenas para a mera recpção dos sacramentos.


6º: Dia 07 de Dezembro de 2016

 
Mateus Ribeiro Nascimento (Curso de Filosofia)
Paróquia Bom Jesus da Lapa – Itinga do Maranhão

TÍTULO: O PROBLEMA DO CONHECIMENTO EM JOHN LOCKE
ORIENTADOR: Profº. Ms. Raimundo Nonato Araújo Portela Filho

RESUMO


O trabalho tem como objetivo estudar e investigar a noção e origem do conhecimento a partir da compreensão e viés da filosofia empirista defendida pelo filósofo inglês John Locke, tendo por base a obra Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Sua definição de conhecimento está necessariamente baseada na experiência sensível e nas ideias. Pautado no empirismo ele parte da negação dos princípios inatos, tanto especulativo como práticos, para justificar que não há possibilidade de nascermos com um conhecimento a priori. Ele estabelece que a experiência é a única fonte de todo nosso saber, e é ela que se encarrega de preencher o gabinete vazio da nossa mente, dando origem às ideias. Assim, a origem, a essência, a definição, a extenção e o limite do conhecimento a partir de Locke, estão fundamentalmente ligados às ideias e à experiência.

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